A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity

Autores

  • Ingrid dos Santos Ferreira Universidade Federal do Pampa
  • Roberto Pires Porto Universidade Federal do Pampa
  • Shana Hastenpflug Wottrich Universidade Federal do Pampa
  • Sandro Alex Evaldt Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3196

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Interprofissionalidade, Educação médica, Competência comunicacional, Currículos médicos.

Resumo

O artigo discute potenciais contribuições da interdisciplinaridade para a construção de competências comunicacionais no ensino médico, sob as perspectivas da Teoria da Complexidade e da Pragmática da Comunicação Humana. Tal discussão sustenta-se na descrição da implementação de atividades de uma disciplina do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), espaço em que dialogam docentes da área da Psicologia e da Semiologia Médica. Propõe-se que a interdisciplinaridade, por meio do reconhecimento do tensionamento entre diferentes áreas de conhecimento, pode ser usada como força motriz para a reflexão e para a problematização, no contexto da construção de habilidades e atitudes requeridas para a realização de uma entrevista médica.

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Biografia do Autor

Sandro Alex Evaldt, Universidade Federal do Pampa


 

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Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Relato de Experiência