A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3196Keywords:
Interdisciplinaridade, Interprofissionalidade, Educação médica, Competência comunicacional, Currículos médicos.Abstract
O artigo discute potenciais contribuições da interdisciplinaridade para a construção de competências comunicacionais no ensino médico, sob as perspectivas da Teoria da Complexidade e da Pragmática da Comunicação Humana. Tal discussão sustenta-se na descrição da implementação de atividades de uma disciplina do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), espaço em que dialogam docentes da área da Psicologia e da Semiologia Médica. Propõe-se que a interdisciplinaridade, por meio do reconhecimento do tensionamento entre diferentes áreas de conhecimento, pode ser usada como força motriz para a reflexão e para a problematização, no contexto da construção de habilidades e atitudes requeridas para a realização de uma entrevista médica.
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