Processo de Avaliação pelos Pares

Adota as normas gerais para apresentação de artigos propostos para publicação, em diversas revistas científicas consagradas no país. Abaixo a recomendação para as diversas sessões:

Editorial:
 responsabilidade do(s) editor(es).

Cotidiano:
 texto que expresse posição qualificada de um ou vários autores ou entrevistas realizadas com especialistas no assunto em debate na revista;

Opinião:
 texto que expresse posição qualificada de um ou vários autores ou entrevistas realizadas com especialistas no assunto em debate na revista;

Debate: artigo teórico pertinente ao tema central da revista, que receberá críticas/comentários assinados de até três especialistas convidados, e terá uma réplica do autor principal.

Resenha: análise crítica de livro relacionado ao campo temático da revista, publicado nos últimos cinco anos.

Artigos Temáticos: revisão crítica ou resultado de pesquisas de natureza empírica, bibliográfica, experimental ou conceitual sobre assuntos afins a área temática da Revista. Estes serão distribuídos nas sessões: Alternativo; Interface; Pesquisa ou Artigo original, de acordo com o tema do estudo, a critério do Editor da Revista.

Artigos de Temas Livres: não incluídos no conteúdo focal da revista, mas voltados para pesquisas, análises e avaliações de tendências teórico-metodológicas e conceituais da área ou das áreas afins.

*O sistema de avaliação da revista é por pares duplo-cego, em que analisa os trabalhos com critérios em torno de sua pertinência, metodologia, elaboração, relevância de conteúdo, originalidade, rigor científico e ética.

A Revista conta com um conselho científico e com uma Comissão Avaliadores pareceristas externos ad hoc, constituídos por área de saberes afins a Psicologia, bem como multidisciplinar.

A Revista possui sistema eletrônico de submissão, avaliação e gerenciamento do processo de publicação. Os artigos são encaminhados pelos autores, on line, através da Plataforma. Posteriormente, é realizada a conferência de normas pela secretaria, os artigos que atendem às normas de publicação são encaminhados para pré-análise e, se selecionados por apresentarem contribuições ao avanço do conhecimento científico em Psicologia e áreas afins, são enviados a três consultores, selecionados pelo Editor Científico, para análise. Os artigos não adequados às normas de publicação da revista são devolvidos aos autores para adequação e os artigos não selecionados na pré-análise são recusados e os autores informados por mensagem do sistema.

Utiliza-se o sistema de avaliação por pares duplo-cego, de forma sigilosa, com omissão dos nomes dos consultores e autores. As avaliações emitidas pelos consultores são apreciadas pelos editores associados em relação ao conteúdo e pertinência. Os artigos podem ser aceitos, reformulados ou recusados.

Após a aceitação pelos editores associados, o artigo é encaminhado para aprovação do Editor Científico-Chefe que dispõe de plena autoridade para decidir sobre a aceitação ou não do artigo, bem como das alterações solicitadas. O parecer da revista é enviado na sequência para os autores.