Aspectos Pedagógicos da Formação na Modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4075

Palavras-chave:

Aspectos pedagógicos da formação, Modernidade, Profissão docente

Resumo

O presente estudo discute aspectos pedagógicos da Formação na modernidade. A escola é uma instituição social que tem como objetivo promover mudanças e transformações na sociedade por meio dos processos educativos. A profissão docente é uma prática educativa que consiste na intervenção da realidade social por intermédio da educação. Quando se trata de educação escolar, são os professores que propiciam essa intermediação. Portanto, a formação de quem vai formar torna-se central nos processos educativos formais, na direção da preservação de uma civilização que contenha possibilidades melhores de vida e coparticipação de todos. Por isso, compreender e discutir a formação, as condições de trabalho e carreira dos professores, e, em decorrência sua configuração identitária profissional, se torna importante para a compreensão e discussão da qualidade educacional de um país, ou de uma região. Concluiu-se pois, que, a escola ainda demanda políticas públicas que reconheçam a importância de uma formação sólida e continuada do professor, para que se obtenha uma melhor qualidade na educação.

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Biografia do Autor

Reinaldo da Costa Sacramento, Instituto Federal do Amapá

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade ATUAL e Especialista em Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação pela UNIFUTURO. Mestre em Linguagem, Comunicação e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Amapá.

Tiago Teixeira da Silva, Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, MG

Bacharel em Sistemas de Informação. Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, Belo Horizonte-MG, Brasil.

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigos