A Eficácia da Utilização de Jogos na Disciplina de Marketing / The Effectiveness of Using Games in Marketing Discipline

Gabriel José Andrade Oliveira, Yasmin Ferreira Dias, Maria Patrícia de Alencar, Cristiano Viana Cavalcanti Castellão Tavares

Resumo


O corrente estudo propõe uma análise mais aprofundada a respeito da utilização de jogos empresariais como método de ensino em instituições de ensino superior, na disciplina de marketing no curso de Administração. A presente pesquisa tem como objetivo analisar se a utilização de jogos nas salas de aula das universidades teria um efeito positivo sobre a aprendizagem dos alunos. Para alcançar o objetivo exposto, a pesquisa se caracteriza como exploratória, descritiva e qualitativa, foram realizados grupos focais envolvendo alunos do curso de Administração do Centro Universitário Leão Sampaio, os alunos participantes da pesquisa são os integrantes do 5º e 6º semestre, que pagam disciplinas que envolvem a utilização de jogos como metodologia de ensino. Constatou-se nessa pesquisa como os discentes encaram os métodos atuais de ensino, e os efeitos que a utilização de jogos na aprendizagem pode ter sobre os mesmos. Os jogos têm se mostrado capazes de não só serem eficientes na educação, mas também capazes de atrair a curiosidade e a atenção dos discentes.

Palavras-chave


Marketing. Jogos Empresariais. Aprendizagem Vivencial

Texto completo:

PDF

Referências


BRANDALIZE, A. Jogos de empresa como ferramenta de treinamento e seleção executivos e acadêmicos. Revista Ciências Empresariais, v.2, n.3, ago./dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2016.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CES 1/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2004.Disponível em:. Acesso em: 09 mar. 2016.

FARIA, I.S.; FARIA, M. Pesquisa de Marketing: teoria e prática. São Paulo: M. Books do Brasil, 2009.

LEWINSKI, S.M. O desempenho de equipes em jogos empresariais: um estudo sobre a coesão e maturidade de equipes. Ponta Grossa, 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 maio. 2016.

LOPES, M.C.; NIVEIROS, S.I.; FIALHO, F.A.P. Jogos de empresas na educação: um método inovador de ensino aprendizagem. In: Ahmad, Y., Ed. Social software in higher education: pedagogical models and universities strategies. Palhoça: Editora Unisul, 2011. p. 239-294.

MALHOTRA, N.K. Introdução à Pesquisa de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

MATTAR, F.N. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

ROSAS, A. R.; SAUAIA, A. C. A. Jogos de Empresas na Educação Superior no Brasil: perspectivas para 2010. Enfoque: Reflexão Contábil, Salvador - BA, v.25, n.2, set. 2006. Disponível em: . Acesso em: 09 mar. 2016.

SANTOS, M.R.G.F.; LOVATO, S. Os jogos de empresas como recurso didático na formação de administradores. Novas Tecnologias na Educação, v.5, n.2, dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2016.

SAUAIA, A.C.A. Conhecimento versus desempenho das organizações: um estudo empírico com jogos de empresas. Revista Eletrônica de Administração, v.12, n.1, jan./fev. 2006. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2016




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1829

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: