A Eficácia da Utilização de Jogos na Disciplina de Marketing / The Effectiveness of Using Games in Marketing Discipline

Autores

  • Gabriel José Andrade Oliveira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão
  • Yasmin Ferreira Dias Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão
  • Maria Patrícia de Alencar Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão
  • Cristiano Viana Cavalcanti Castellão Tavares Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1829

Palavras-chave:

Marketing. Jogos Empresariais. Aprendizagem Vivencial

Resumo

O corrente estudo propõe uma análise mais aprofundada a respeito da utilização de jogos empresariais como método de ensino em instituições de ensino superior, na disciplina de marketing no curso de Administração. A presente pesquisa tem como objetivo analisar se a utilização de jogos nas salas de aula das universidades teria um efeito positivo sobre a aprendizagem dos alunos. Para alcançar o objetivo exposto, a pesquisa se caracteriza como exploratória, descritiva e qualitativa, foram realizados grupos focais envolvendo alunos do curso de Administração do Centro Universitário Leão Sampaio, os alunos participantes da pesquisa são os integrantes do 5º e 6º semestre, que pagam disciplinas que envolvem a utilização de jogos como metodologia de ensino. Constatou-se nessa pesquisa como os discentes encaram os métodos atuais de ensino, e os efeitos que a utilização de jogos na aprendizagem pode ter sobre os mesmos. Os jogos têm se mostrado capazes de não só serem eficientes na educação, mas também capazes de atrair a curiosidade e a atenção dos discentes.

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Biografia do Autor

Gabriel José Andrade Oliveira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

[1] Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão, gabrieloliveira.m12@gmail.com

Yasmin Ferreira Dias, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão

2 Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão, diasyasmim@gmail.com

Maria Patrícia de Alencar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão

3Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão, patriciaalencar133@gmail.com

Cristiano Viana Cavalcanti Castellão Tavares, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

4 Professor orientador do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão, Doutorando em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Administrador na pró-reitoria de planejamento e orçamento da Universidade Federal do Cariri (UFCA), c.castellao@gmail.com



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Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Artigos