Desafios da Formação Continuada de Professores de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental / Challenges of Continuous Training of Teachers of Mathematics of the Final Years of Fundamental Teaching

Rosaline Bezerra de Oliveira, Joseane Batista de Azevedo, Marta Suely Madruga da Silva, Almir de Farias Silva, Marinaldo Pontes de Abreu, Samuel Bezerra de Oliveira, Jairo Rangel Targiino

Resumo


Com o objetivo de investigar os desafios das formações continuadas para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental foi trabalhada a questão: Quais os desafios das formações continuadas para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental? Realizou-se uma pesquisa exploratória contemplando uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas. As pesquisas empreendidas foram ancoradas por Freire (1975), Nunes (2000), Silva (2016), Aquino (2000), Perrenoud (1999). Dentre os desafios das formações continuadas para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental detectou-se algumas necessidades segundo a percepção dos professores entrevistados nas quais faz-se ressalva: formação continuada ofertada de modo fragmentado, tendo em vista que só ocorrem no início do ano letivo; os formadores por não conhecerem a realidade dos professores em questão apresentam sugestões de práticas, temas para discussão pouco atrativa para estes profissionais, tornando os encontros monótonos para os participantes. Portanto, considera-se pertinente que a formação continuada para professores seja dada de modo contínuo, que ocorra baseada nas necessidades, anseios, desejos dos educadores, sendo realizado um trabalho considerado significativo para os docentes, onde possam fazer uso na sala de aula; é imprescindível realizar formações que de fato sejam contínuas e estas precisam ocorrer entre os próprios professores no chão da escola.

 



Palavras-chave


Ensino Fundamental. Formação Contínua. Professores de Matemática

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Ismael Xavier de; SILVA, Severino Bezerra da. Educação do Campo e a formação sociopolítica do educador. Editora Universitária da UFPB: João Pessoa, 2011.

ARAÚJO, Paullyanne Leal de; YOSHIDA, Sônia Maria Pinheiro Ferro. Professor: Desafios da prática pedagógica na atualidade. Revista Educação e Linguagem (ICE), V. 3N.1, P1-20, 2009.

AQUINO, Julio Groppa. Do cotidiano escolar: ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000.

CALDART, Roseli Salete. PALUDO, Conceição. JOHANNES, Dool. (orgs). Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças, educadores. Brasília: PRONERA:NEAD, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. PAPIRUS, Campinas-SP, 2011.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2011.

NUNES, Cely do Socorro Costa. Os sentidos da formação continuada de professores. O mundo do trabalho e a formação de professores do Brasil. 152f. Tese de Doutorado em Educação – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.

PÉREZ, Daniel Gil. Orientações didáticas para a formação continuada de professores de ciências. In: MENEZES, Luís Carlos de (Orgs.). Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. Campinas/SP: Autores Associados: NUPES, 1996.

PERRENOUD, Philippe. CONSTRUIR AS COMPETÊNCIAS DESDE A ESCOLA. Artmed, Porto Alegre, 1999.

PONTE, João Pedro da Ponte. A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro.

RAPOSO, Mírian B. T.; MACIEL, Diva. A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista. Estudos RBEP, v.88, n.220, p.592-620, 2017.

SILVA, Eduardo Jorge Lopes da Silva; LINS, Evelin Carolyne de França e SILVA, Kalídia Costa da. Ações de Formação Continuada para Professores da EJA no Agreste Paraibano. João Pessoa: EDITORA UFPB, 2016.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1783

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: