A Importância dos Procedimentos Estéticos na Autoestima da Mulher / The Importance of Aesthetic Procedures in Women's Self-Esteem

Autores

  • Roseneide da Silva Gusmão Martins Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR
  • Zamia Aline Barros Ferreira Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2807

Palavras-chave:

Autoestima. Importância. Procedimento estético.

Resumo

Introdução: A autoestima faz parte da identidade pessoal é o jeito de olhar para si mesmo, de perceber as qualidades, são as crenças e sentimentos de importância e valor. A estética tem como objetivo encontrar e mostrar a melhor versão de cada pessoa, cobrindo os níveis físico e psicológico. Objetivo: Analisar o impacto de procedimentos estéticos, em especial, do design de sobrancelha na autoestima da mulher. Método: Trata-se de um estudo de revisão de literatura, realizado no período de 15 de agosto a 15 de novembro de 2020, nas bases de dados PUBMED, LILACS (Literatura Latino-americana e Caribenha em Ciências da Saúde), PsycINFO (Banco de Dados de Informação Psicológica) e SciELO (Scientific Electronic Library Online/Brasil). Resultados: Os achados dessa pesquisa demonstram que processos dermatológicos cosméticos, como preenchedores de rugas injetáveis, toxina botulínica para linhas finas, recapeamento da pele com laser e outras fontes de luz, peelings químicos, mesoterapia e outros procedimentos estéticos, aumentam a confiança e melhora a vida social. Conclusão: Conclui-se que os procedimentos estéticos aumentam a autoestima e dão autoconfiança aos indivíduos que optam por esse tipo de tratamento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVELAR, Cátia Fabíola Parreira de and Veiga, Ricardo Teixeira Como entender a vaidade feminina utilizando a autoestima e a personalidade. Rev. adm. empres., Ago 2013, vol.53, no.4, p.338-349. ISSN 0034-7590.

BORGES, F. dos S.; SCORZA, F. A. Terapêutica em estética: conceitos e técnicas. 1. Ed. São Paulo: Phorte, 2016.

CASTOLDINI, A. P., et al. Tratamento de lipodistrofia localizada abdominal: Estudo de caso. In: Desafios da Atenção Multidisciplinar na Qualidade de Vida: Resumos CCBS/ Univates. Lajeado: E. da Univates, 2017.

CASTRO, Amanda et al. Representações sociais do envelhecimento e do rejuvenescimento para mulheres que adotam práticas de rejuvenescimento. Psico, v. 47, n. 4, p. 319-330, 2016.

DINI, Gal Moreira; QUARESMA, Marina Rodrigues; FERREIRA, Lydia Masako. Adaptação Cultural e Validação da Versão Brasileira da Escala de Auto-estima de Rosenberg. Rev. Bras. Cir. Plást. 2004.

FERREIRA, Juliana Barros; LEMOS, Larissa Morgan Andrade; SILVA, Thais Rocha da. Qualidade de vida, imagem corporal e satisfação nos tratamentos estéticos. Revista Pesquisa em Fisioterapia, v. 6, n. 4, 2016.

FILGUEIRAS, Nathalia Lima. O crescimento e valorização do mercado da estética no Brasil. Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso e Monografias, 2019.

FURLAN, Vanessa Lacerda; et.al. Qualidade de vida e autoestima de pacientes mastectomizadas submetidas ou não a reconstrução de mama. Rev. Bras. Cir. Plást. vol.28 no.2 São Paulo Apr./June 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-51752013000200016#end. Acesso em 20 de novembro de 2020.

GALVÃO CM, Sawada NO, Trevizan MA. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev Latino-Am Enfermagem. v.12 n.3 p.549-56, 2004

GANONG LH. Integrative reviews of nursing research. Res Nurs Health. ;vol.10 n.1 p.1-11, 1987

GUENTHER, Z. C. Educando o ser humano: uma abordagem da psicologia humanista. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1997.

MAÇOLA, Ligia; VALE, Nogueira Ianê do; CARMONA, Elenice Valentim. Avaliação da autoestima de gestantes com uso da Escala de Autoestima de Rosenberg. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2010.

Michener, H. A., Delamater, J. D., & Myers, D. J. . Psicologia social. São Paulo: Thomson Learning, 2005

PEREIRA, Amanda Fernandes; BITENCOURT, Beatriz. Auto estima e bem estar pós tratamentos de rejuvenescimento facial. Tecnologia em Cosmetologia e Estética-Tubarão, 2018.

Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5a ed. Porto Alegre (RS): Artmed, 2004.

RODRIGUES. A., ASSMAR. E. M. L. JABLONSKY. B Psicologia Social. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

SANTOS, Gabriela Rezende et al. Impacto da mamoplastia estética na autoestima de mulheres de uma capital nordestina. Rev. bras. cir. plást, v. 34, n. 1, p. 58-64, 2019.

SCHULTHEISZ, Thais Sisti De Vincenzo; APRILE, Maria Rita. Autoestima, conceitos correlatos e avaliação. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, v. 5, n. 1, 2015.

SCORZA FA, Borges FS. Carboxiterapia: Uma revisão. Revista Fisioterapia Ser, 2008.

Silveira RCCP. O cuidado de enfermagem e o cateter de Hickman: a busca de evidências. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2005.

SILVEIRA, Fernanda da Souza; MACHADO Annaelise Fritz; GARCIA, Valéria Viera Marques. Fazendo arte através da educação ambiental, com teatro, dança e artesanato. Rev. Virtú, Juiz de Fora, v.2, p.1-7 ago-dez. 2005.

TAMATURGO, Diego da Silva. Avaliação da autoestima e resiliência no enfrentamento do Diabetes Mellitus tipo 2, 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigo de Revisão