Desafios da Formação Continuada de Professores de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental / Challenges of Continuous Training of Teachers of Mathematics of the Final Years of Fundamental Teaching
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1783Palavras-chave:
Ensino Fundamental. Formação Contínua. Professores de MatemáticaResumo
Com o objetivo de investigar os desafios das formações continuadas para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental foi trabalhada a questão: Quais os desafios das formações continuadas para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental? Realizou-se uma pesquisa exploratória contemplando uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas. As pesquisas empreendidas foram ancoradas por Freire (1975), Nunes (2000), Silva (2016), Aquino (2000), Perrenoud (1999). Dentre os desafios das formações continuadas para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental detectou-se algumas necessidades segundo a percepção dos professores entrevistados nas quais faz-se ressalva: formação continuada ofertada de modo fragmentado, tendo em vista que só ocorrem no início do ano letivo; os formadores por não conhecerem a realidade dos professores em questão apresentam sugestões de práticas, temas para discussão pouco atrativa para estes profissionais, tornando os encontros monótonos para os participantes. Portanto, considera-se pertinente que a formação continuada para professores seja dada de modo contínuo, que ocorra baseada nas necessidades, anseios, desejos dos educadores, sendo realizado um trabalho considerado significativo para os docentes, onde possam fazer uso na sala de aula; é imprescindível realizar formações que de fato sejam contínuas e estas precisam ocorrer entre os próprios professores no chão da escola.
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