A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém

Autores

  • Cydriane Cristina Araújo de Sousa Faculdade Integrada Ipiranga
  • Bethânia Alves Sena Instituto Federal do Pará
  • Marilene dos Santos Marques Faculdades Integradas Ipiranga

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1346

Palavras-chave:

Formação Docente, Bilinguismo, Língua de Sinais

Resumo

O presente trabalho constitui-se em um recorte de pesquisa bibliográfica mais ampla que objetivou analisar a sobre a temática da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como Proposta Educacional no Ensino Bilíngue para alunos com surdez no município de Belém. Dessa forma, o trabalho discute como está sendo atribuídas as práticas educativas. Nesse sentido, levantou-se o seguinte questionamento acerca de que propostas educativas estão sendo utilizadas para os alunos com surdez nas series iniciais, no que diz respeito à literatura pesquisada com conhecimentos de alguns estudiosos da área, entre eles: Ferreira (2006) Lacerda(2000) Skilar(1999) Sanches(1993). Assim, buscou-se pensar numa inclusão para todos, onde surdos e ouvintes possam e devam aprender juntos caracterizando, dessa forma, um movimento eficaz dentro da educação inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cydriane Cristina Araújo de Sousa, Faculdade Integrada Ipiranga

Licenciada em História, e Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Faculdade Integrada Ipiranga. [email protected];

Bethânia Alves Sena, Instituto Federal do Pará

2 Bióloga, Mestre em Ecologia aquática e aquicultura, no Programa Ciência Animal, na Universidade Federal do Pará. Tradutora e Intérprete de Linguagem de Sinais no Instituto Federal do Pará. [email protected];

 

Marilene dos Santos Marques, Faculdades Integradas Ipiranga

3 Profª M.s.C em Gestão e desenvolvimento Regional; Orientadora do artigo pelas Faculdades Integradas Ipiranga. [email protected]

Referências

ALBANO, Alexandra Maria dos Santos. Bilinguismo. Editora FAEL. Curitiba. 2012.

BUENO, J.G.S. Educação Especial Brasileira: Integração/ Segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 1993.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 de abr.2011.

CARNEIRO, Rogéria. Sobre a Integração de Alunos Portadores de Deficiência no Ensino Regular. Revista Integração. Secretaria de Educação Especial do MEC, 1997.

____________ Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e da outras providencias. Brasília: Senado Federal, 2002, Disponível em <http://www.planalto.gov.bc/ccivil_03/LEIS/2002/L10436. Acesso em: 25 abr. 2014.

FERREIRA, Windyz. Inclusão x Exclusão no Brasil: reflexões sobre a formação docente dez anos após Salamanca. In: David Rodrigues (Org.). Inclusão e educação: Doze olhares sobre a educação inclusiva. 1. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2006,p. 211-238.

LACERDA, C.B.F.de _A Criança surda e a língua de sinais no contexto de uma sala de aula de alunos ouvintes. Relatório Final FAPESP Proc. nº 98/02861-1, São Paulo: Editora Lovise, 2000.

____________ Ministério da Educação. Referencial Curricular para a Educação infantil: estratégia e orientações para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC, 2000.

SANCHES, C. Vida para os surdos. Revista Nova Escola. Rio de Janeiro: Abril, 1993.

SÁ, NRL. Educação de Surdos: A Caminho do Bilinguismo. Niterói: EDUFF; 1999.

SASSAKI, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SKLIAR, C. A localização política da educação bilíngue para surdos. In: Atualidades para educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre as necessidades educacionais: nas áreas das necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, s/l, 1994.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Seção

Comment