A Libras como Proposta Educacional no Ensino Bilingue para Alunos com Surdez no Município de Belém

Autores

  • Cydriane Cristina Araújo de Sousa Faculdade Integrada Ipiranga
  • Bethânia Alves Sena Instituto Federal do Pará
  • Marilene dos Santos Marques Faculdades Integradas Ipiranga

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1346

Palavras-chave:

Formação Docente, Bilinguismo, Língua de Sinais

Resumo

O presente trabalho constitui-se em um recorte de pesquisa bibliográfica mais ampla que objetivou analisar a sobre a temática da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como Proposta Educacional no Ensino Bilíngue para alunos com surdez no município de Belém. Dessa forma, o trabalho discute como está sendo atribuídas as práticas educativas. Nesse sentido, levantou-se o seguinte questionamento acerca de que propostas educativas estão sendo utilizadas para os alunos com surdez nas series iniciais, no que diz respeito à literatura pesquisada com conhecimentos de alguns estudiosos da área, entre eles: Ferreira (2006) Lacerda(2000) Skilar(1999) Sanches(1993). Assim, buscou-se pensar numa inclusão para todos, onde surdos e ouvintes possam e devam aprender juntos caracterizando, dessa forma, um movimento eficaz dentro da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Cydriane Cristina Araújo de Sousa, Faculdade Integrada Ipiranga

Licenciada em História, e Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Faculdade Integrada Ipiranga. cydri.libras@yahoo.com.br;

Bethânia Alves Sena, Instituto Federal do Pará

2 Bióloga, Mestre em Ecologia aquática e aquicultura, no Programa Ciência Animal, na Universidade Federal do Pará. Tradutora e Intérprete de Linguagem de Sinais no Instituto Federal do Pará. betalsena@yahoo.com.br;

 

Marilene dos Santos Marques, Faculdades Integradas Ipiranga

3 Profª M.s.C em Gestão e desenvolvimento Regional; Orientadora do artigo pelas Faculdades Integradas Ipiranga. marquesmarilene@hotmail.com

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Publicado

2018-11-17

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