Metodologias Ativas na Disciplina Ética Médica: Promoção da Autonomia e Prevenção do Erro Médico
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.768Palavras-chave:
Ensino, Ética Médica, Educação Médica, Metodologias AtivasResumo
A metodologia ativa proporciona a aprendizagem a partir do desenvolvimento da autonomia do sujeito, a partir das mudanças metodológicas o docente, focado na problematização, como facilitador de aprendizagem, passa a tornar-se coadjuvante no processo educacional, estimulando a autonomia do sujeito-aluno. Tais perspectivas ancoram-se no princípio teórico significativo na autonomia explícita por Paulo Freire. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados, objetivando analisar os índices de erros médicos, bem como, rever as atuais metodologias de ensino empregadas da disciplina de ética médica e, assim, sugerir implementação da estrutura de ensino da disciplina de ética médica baseando-se no código de ética e na legislação médica nos cursos de medicina do país.
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