Metodologias Ativas na Disciplina Ética Médica: Promoção da Autonomia e Prevenção do Erro Médico

Authors

  • Maria Teresa de Vasconcelos Sobral Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Universidade Federal de Campina Grande
  • Eitan Naamam Berezim Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • Maria Carmem Batista de Alencar Universidade Federal de Campina Grande
  • Francileuda Batista de Almeida Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.768

Keywords:

Ensino, Ética Médica, Educação Médica, Metodologias Ativas

Abstract

A metodologia ativa proporciona a aprendizagem a partir do desenvolvimento da autonomia do sujeito, a partir das mudanças metodológicas o docente, focado na problematização, como facilitador de aprendizagem, passa a tornar-se coadjuvante no processo educacional, estimulando a autonomia do sujeito-aluno. Tais perspectivas ancoram-se no princípio teórico significativo na autonomia explícita por Paulo Freire. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados, objetivando analisar os índices de erros médicos, bem como, rever as atuais metodologias de ensino empregadas da disciplina de ética médica e, assim, sugerir implementação da estrutura de ensino da disciplina de ética médica baseando-se no código de ética e na legislação médica nos cursos de medicina do país.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Teresa de Vasconcelos Sobral, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

 

Eitan Naamam Berezim, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

 

Francileuda Batista de Almeida, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras


References

BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 3, de 20 de Junho De 2014. Brasília, 2014.

CHIARELLA, T. et al. A Pedagogia de Paulo Freire e o Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Médica. Rev. bras. educ. med. [online]. 2015, vol. 39, n. 3, pp. 418-425.

FERREIRA, A.B.H. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 7. ed. rev. atual. Curitiba: Positivo; 2008.

GOMES, J.C.M.; FRANÇA, G.V. Erro Médico. In.: COSTA, S.I.F.; OSELKA, G.; GARRAFA, V. Iniciação à bioética. Brasília: Conselho Federal de Medicina, 1998. Parte IV - Bioética Clínica, p. 243-256.

MARIN, M.J.S. et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol. 34, n. 1, pp. 13-20. .

MITRE S.M. e al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 13(Sup 2):2133-2144, 2008.

PETTA, H. L. et al. Preceptoria do SUS: caderno do curso 2015. São Paulo: Ministério da Saúde; Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, 2015. 51 p. (projetos de apoio ao SUS).

REGO, S.; GOMES, A.P.; SIQUEIRA-BATISTA, R. Bioética e humanização como temas transversais na formação médica. Rev. bras. educ. med. [online]. 2008, vol. 32, n. 4, pp. 482-491.

RIOS, I.C. Humanização: a essência da ação técnica e ética nas práticas de saúde. Rev. bras. educ. med. [online]. 2009, vol. 33, n. 2, pp. 253-261.

Published

2017-07-30

Issue

Section

Comment