Desafios para um Modelo Pedagógico de Suporte a Estudantes Neurodivergentes na Graduação em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4287

Palavras-chave:

Neurodiversidade, Ensino superior, Graduação em saúde

Resumo

A crescente valorização da neurodiversidade no ensino superior tem impulsionado transformações significativas nos modelos educacionais, especialmente em cursos da área da saúde, onde a formação exige alta carga teórica, prática e emocional. A neurodiversidade reconhece que diferenças cognitivas são variações naturais do cérebro humano, e não deficiências. Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, dislexia, entre outras condições neurodivergentes, enfrentam barreiras que vão desde a estrutura curricular rígida até a falta de compreensão institucional sobre suas necessidades específicas. O presente artigo discute, quais as características de um modelo pedagógico que tenha condições de promover inclusão, equidade e autonomia para estudantes neurodivergentes na graduação em saúde. Os resultados demonstraram que, pensar um modelo pedagógico inclusivo,  não representa somente  uma demanda ética e responsiva socialmente, mas envolve o pensar sobre uma necessidade estratégica, de forma a que se possa garantir que, todos os estudantes possuam as adequações para as condições equitativas de aprender e contribuir com a sociedade.

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Biografia do Autor

Otávio Cruz Sampaio Neto, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Faculdade de Medicina do ABC -FMABC. Médico Supervisor do Programa Federal - PROVAB/Programa Mais Médicos - PMMB-UNA-SUS/UFCA. Especialista em Saúde da Família e Comunidade - FIP. Pós-Graduação: Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos; Plantonista do Pronto Socorro Adulto - Hospital São Vicente de Paulo - Juazeiro do Norte - CE. Preceptor das disciplinas de urgência e emergência e cuidados paliativos - UFCA. Atua também no ambulatório da dor e cuidados paliativos - Crato-CE. Graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 

Maria da Conceição Saraiva da Silva, Universidade Nilton Lins (UNL), Manaus

Médica formada pela Universidade Nilton Lins (UNL). Possui graduação em Administração pela Universidade Nilton Lins e graduação em Odontologia pela Faculdade do Amazonas - Centro Educacional Christus do Amazonas. Pós-Graduada em Medicina do Trabalho. Contato: Especialista em Implante pela Universidade Paulista, especialista em Ortodontia pela Faculdade do Amazonas - Centro Educacional Christus do Amazonas e Especialista em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. 

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Sampaio Neto, O. C., & Silva, M. da C. S. da. (2025). Desafios para um Modelo Pedagógico de Suporte a Estudantes Neurodivergentes na Graduação em Saúde. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(78), 369–377. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4287

Edição

Seção

Artigo de Revisão