Concepções de Educação a partir do Trabalho e da Coletividade: As Pedagogias Soviéticas de Makarenko e Sukholimski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4286

Palavras-chave:

Educação e trabalho, Pedagogia Soviética, Pedagogia Crítica

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar as concepções de educação, baseadas nos autores soviéticos Makarenko e Sukholimski. Trata-se de um estudo descritivo e documental, baseado nas obras dos respectivos autores. A educação soviética é fértil de experiências que podem ser apropriadas pela pedagogia crítica e pelos educadores brasileiros. Afinal, boa parte dos problemas com que se depararam os educadores soviéticos, são semelhantes aos que enfrentam os educadores no Brasil. Para além dissa reflexão histórica sobre a Educação pós Guerra Civil e pós segunda Guerra Mundial, a União Soviética amplia as pesquisas do campo da História da Educação e da pedagogia. Pouco conhecidos do público brasileiro, Makarenko e Sukholimski e suas respectivas obras são apresentados aqui como condutores da discussão sobre a concepções de educação a partir do trabalho. Os resultados demonstraram uma retomada dos sentidos ontológico e histórico sobre o trabalho,  abrindo a possibilidade de se super este, enquanto ferramenta de alienação, uma vez que as relações entre os homens são construídas historicamente. Esse é o papel das teorias críticas, as quais podem ter em Marx, a elaboração pressuposta, que aponta a educação como parte importante para superação do capital.

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Biografia do Autor

Wagner Pires da Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutor em Educação na Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em História do Brasil pela Faculdade Padre Dourado - FACPED. Licenciatura em História pela UNIFAVENI. Graduação em Administração pela Faculdade Farias Brito. Administrador na Universidade Federal do Cariri - UFCA. 

Elyskarien Ferreira Rosendo Medeiros, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco e Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Teologia Integrada, FATIN, Brasil. 

Erivan Cândido Flor, Universidade Federal do Cariri – UFCA

Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Anhanguera - Uniderp. Gerente da Divisão de Implantação e Reformulação Curricular da Pró - Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela FAVENI. Licenciatura em Pedagogia pela PROMINAS. Formação em Pedagogia, Licenciatura, pelo Centro Universitário FAVENI. 

Gilmária Henllen Gondim Gomes, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestranda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte –UFRN. Graduação em Direito pela Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte - FAP. Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos. Servidora técnico-administrativo da Universidade Federal do Cariri - UFCA.  

Waltemberg Barbosa Laurentino, Universidade Federal do Cariri – UFCA

Graduado em Psicologia, com Especializações em Psicologia Clínica e Psicologia Educacional. Gerente da Divisão dos Programas Acadêmicos Cfor/Prograd, da Universidade Federal do Cariri – UFCA.

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Silva, W. P. da, Medeiros, E. F. R., Flor, E. C., Gomes, G. H. G., & Laurentino, W. B. (2025). Concepções de Educação a partir do Trabalho e da Coletividade: As Pedagogias Soviéticas de Makarenko e Sukholimski. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(78), 351–368. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4286

Edição

Seção

Artigos