Concepções de Educação a partir do Trabalho e da Coletividade: As Pedagogias Soviéticas de Makarenko e Sukholimski
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4286Palavras-chave:
Educação e trabalho, Pedagogia Soviética, Pedagogia CríticaResumo
O objetivo do presente estudo foi analisar as concepções de educação, baseadas nos autores soviéticos Makarenko e Sukholimski. Trata-se de um estudo descritivo e documental, baseado nas obras dos respectivos autores. A educação soviética é fértil de experiências que podem ser apropriadas pela pedagogia crítica e pelos educadores brasileiros. Afinal, boa parte dos problemas com que se depararam os educadores soviéticos, são semelhantes aos que enfrentam os educadores no Brasil. Para além dissa reflexão histórica sobre a Educação pós Guerra Civil e pós segunda Guerra Mundial, a União Soviética amplia as pesquisas do campo da História da Educação e da pedagogia. Pouco conhecidos do público brasileiro, Makarenko e Sukholimski e suas respectivas obras são apresentados aqui como condutores da discussão sobre a concepções de educação a partir do trabalho. Os resultados demonstraram uma retomada dos sentidos ontológico e histórico sobre o trabalho, abrindo a possibilidade de se super este, enquanto ferramenta de alienação, uma vez que as relações entre os homens são construídas historicamente. Esse é o papel das teorias críticas, as quais podem ter em Marx, a elaboração pressuposta, que aponta a educação como parte importante para superação do capital.
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