Autorregulação de Aprendizagem no Ensino Superior: Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4281

Palavras-chave:

Abordagens, Educação, Ensino superior, Levantamento bibliográfico

Resumo

O objetivo desta pesquisa é fazer um levantamento na literatura científica sobre práticas de autorregulação de aprendizagem (ARA) no ensino superior. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica do tipo sistemática, por meio de artigos publicados na última década. Como banco de dados, utilizou-se o Periódico Capes, seguindo critérios de inclusão e exclusão previamente definidos, sendo incluídos artigos revisados por pares; recursos on-line; publicados em qualquer idioma; no espaço temporal compreendido entre 2013 e 2023; e com abordagens práticas de autorregulação de aprendizagem no ensino superior. O método utilizado permitiu selecionar, avaliar, triar e incluir os resultados de forma criteriosa, sendo encontrados 13 artigos. Após a triagem, seis artigos foram recuperados para compor a discussão desta revisão sistemática. O presente estudo evidenciou que a ARA é abordada em diversas áreas do conhecimento e visa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na graduação, propiciando assim uma visão geral do tema nos últimos dez anos. Essa visão ainda é incipiente para fundamentar o desenvolvimento da ARA em estudantes, durante o ensino superior, reforçando o estímulo à investigação e ao interesse sobre a prática, que pode exercer efeito transformador no referido nível educacional.

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Biografia do Autor

Laura Maria de Carvalho e Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas e Desenvolvimento do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Gestão Empresarial e Marketing pela Universidade São Francisco de Juazeiro-BA (2022) e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná.

Geida Maria Cavalcanti de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco, Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco, Mestrado em Educação e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

João Carlos Sedraz Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF),

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Silva, L. M. de C. e, Sousa, G. M. C. de, & Silva, J. C. S. (2025). Autorregulação de Aprendizagem no Ensino Superior: Revisão Sistemática. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(78), 218–229. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4281

Edição

Seção

Artigo de Revisão