Recuperação de Aprendizagem com alunos com Necessidades Educativas Especiais, no Pós Pandemia, no Município de Cascavel-CE

Autores

  • Raimunda Nonata Alves da Costa Machado Universidade Católica Portuguesa
  • Sônia Catarina da Silva Cruz Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4271

Palavras-chave:

Aprendizagem, Necessidades Especiais, Ensino remoto, Inclusão

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar de forma aprofundada a recuperação de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no município de Cascavel, Ceará, considerando o contexto pós-pandemia. A pesquisa se justifica pela urgência em compreender e enfrentar os desafios educacionais enfrentados por esse grupo de estudantes após o período de ensino remoto e semipresencial, visando garantir o acesso equitativo à educação. Para alcançar esse objetivo, a metodologia envolverá entrevistas semiestruturadas com professores especializados em NEE, bem como a análise de documentos e dados educacionais pertinentes ao tema. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a implementação de políticas públicas e práticas pedagógicas mais eficazes, capazes de promover a inclusão e a recuperação da aprendizagem desses alunos, garantindo assim uma educação de qualidade para todos.

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Biografia do Autor

Raimunda Nonata Alves da Costa Machado, Universidade Católica Portuguesa

Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, Braga – PT.

Sônia Catarina da Silva Cruz, Universidade Católica Portuguesa

Universidade Católica Portuguesa, Braga – PT.

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

Machado, R. N. A. da C., & Cruz, S. C. da S. (2025). Recuperação de Aprendizagem com alunos com Necessidades Educativas Especiais, no Pós Pandemia, no Município de Cascavel-CE. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(78), 1–22. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4271

Edição

Seção

Artigos