Fios da Ansiedade: Explorando as Complexidades da Vida de Estudantes de Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4266Palavras-chave:
Estresse Acadêmico;, Saúde mental, Estratégias de Enfrentamento, Ansiedade, Bem-Estar psicológicoResumo
Resumo: O presente estudo investigou os níveis de ansiedade em estudantes universitários de Psicologia e sua relação com variáveis sociodemográficas e acadêmico-ocupacionais. A avaliação da ansiedade foi realizada por meio de uma versão adaptada da Escala de Ansiedade de Hamilton, considerando sintomas físicos, cognitivos e comportamentais. Os resultados evidenciaram que fatores como parentalidade, estado civil, modalidade de trabalho, percepção de competência acadêmica e laboral, hábitos alimentares e uso de substâncias influenciam significativamente os níveis de ansiedade. Especificamente, a parentalidade, o estado civil casado, a modalidade de trabalho híbrida e a percepção de competência funcionaram como fatores protetivos, enquanto a ausência de filhos, a solteirice, o impacto da ansiedade na alimentação e o uso de substâncias estiveram associados a escores mais elevados. Conclui-se que a ansiedade universitária é multifatorial e complexa, refletindo interações entre características individuais, acadêmicas e sociais, e que estratégias de suporte, flexibilidade e manejo emocional são essenciais para a promoção do bem-estar psicológico dos estudantes.
Downloads
Referências
Referências
BARBOSA, L. N. F.; ASFORA, G. C. A.; MOURA, M. C. de. Ansiedade e depressão e uso de substâncias psicoativas em jovens universitários. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas e Comportamentais, v. 26, n. 1, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762020000100014. Acesso em: 6 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.11606//issn.1806-6976.smad.2020.155334
BARROS, R. N.; BAPTISTA, M. N.; SILVA, S. M. Saúde mental e cotas: um estudo comparativo entre estudantes cotistas e não cotistas. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 43, n. 3, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/dkMcCNqbqhJtF4QyFLm4Lfv/. Acesso em: 6 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003255410
BOZGEYİKLİ, H.; BOĞAZLIYAN, E. E.; AVŞAROĞLU, S. University students’ employment anxiety and ways of coping in the context of incomplete learning during the pandemic period: a qualitative research. International Journal of Educational Research Review, v. 8, n. 4, p. 901-915, out. 2023. Disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-025-24231-9. Acesso em: 11 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.24331/ijere.1330531
CANDIDO, A. J. P. A influência da ansiedade nos transtornos alimentares. Revista Brasileira de Psicologia e Saúde, [S.l.], v. 12, n. 3, p. 45-59, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/43497. Acesso em: 2 set. 2025.
GAMA, M. M. A. Ansiedade-traço em estudantes universitários de Aracaju. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas e Comportamentais, v. 4, n. 2, p. 131-138, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rprs/a/SrY6yJ5CRy8KZTdDnF3pdzh/. Acesso em: 6 set. 2025.
GOMES, A. C.; RODRIGUES, D. S.; CRUZ, D. M. C. da; NASCIMENTO, J. S.; CID, M. F. B. Prevalência de transtornos mentais em universitários de cursos da área da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 76, n. 4, e20220261, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/CJqT6BqFdHCVQgwWQwwDnjC/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2025.
FERNANDES, M. A.; OLIVEIRA, R. F.; SOUZA, L. C.; PEREIRA, T. Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em estudantes universitários: uma análise comparativa entre trabalhadores e não trabalhadores. Revista Brasileira de Enfermagem, [S.l.], v. 71, n. 3, p. 1234-1240, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/JwkL4F3S5DQGkmvx5ZP7cYQ/. Acesso em: 3 set. 2025.
HENDERSON, M.; SMITH, J.; BROWN, R. Parenthood confers modest mental health benefits for both males and females, although these benefits are shaped by the timing of parenthood, the number of children and socioeconomic circumstances. The Times, Londres, 15 jul. 2025. Disponível em: https://www.thetimes.co.uk/article/parents-happier-than-childless-couples-but-not-if-they-start-young-jjrh23bl3. Acesso em: 2 set. 2025.
JARDIM, M. G. L.; CASTRO, T. S.; FERREIRA-RODRIGUES, C. F. Sintomatologia depressiva, estresse e ansiedade em universitários. Psico-USF, v. 25, n. 4, p. 645-657, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/fxPrQDMt7pJZcdR5sckDfhP/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1413/82712020250405
KAISER, H.; SMITH, J.; BROWN, L.; JOHNSON, R. Barriers to help-seeking in medical students with anxiety at the University of South Carolina School of Medicine Greenville. BMC Medical Education, v. 23, art. 463, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-023-04460-5. Acesso em: 9 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-023-04460-5
KRISTENSEN, S. M.; LARSEN, T. M. B.; URKE, H. B.; DANIELSEN, A. G. Academic stress, academic self-efficacy, and psychological distress: a moderated mediation of within-person effects. Journal of Youth and Adolescence, v. 52, n. 7, p. 1512–1529, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10964-023-01770-1. Acesso em: 12 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-023-01770-1
LIPSON, S. K.; GOLBERSTEIN, E.; GOLLUST, S. E. Trends in college student mental health and help-seeking behaviors in the United States. Psychiatric Services, v. 73, n. 4, p. 355-362, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35307411/. Acesso em: 12 set. 2025.
LOSA-IGLESIAS, M. E.; PÉREZ, A.; SÁNCHEZ, R.; GARCÍA, M. Comparison between virtual and hybrid education for psychological factors and academic stress in freshman nursing students: a case-control study. BMC Nursing, v. 22, art. 300, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12912-023-01477-5. Acesso em: 9 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1186/s12912-023-01477-5
MANSFIELD, R.; HENDERSON, M. Parenthood and mental health: Findings from an English longitudinal cohort aged 32. Social Science & Medicine, [S.l.], 2025. Disponível em: https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/10212022. Acesso em: 12 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2025.118471
MARTINS, A. C. C.; SANTOS, F. R.; LIMA, P. R. Stress, anxiety, and depression among first-year students of a public college in the northeast, Brazil. Saúde e Sociedade, v. 28, e20006, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1938/193875582006/. Acesso em: 5 set. 2025.
MENDONÇA, J. D.; PEREIRA, A. C. O estresse acadêmico e seus impactos na saúde mental dos estudantes de psicologia. Revista de Psicologia da UNESP, v. 21, n. 1, p. 78-94, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17145. Acesso em: 11 set. 2025.
OLSON, N.; SMITH, J.; BROWN, L.; CLARK, K. Stress, student burnout and study engagement: a cross-sectional study in higher education. BMC Psychology, v. 13, n. 207, p. 1-12, 2025. Disponível em: https://bmcpsychology.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40359-025-02602-6. Acesso em: 11 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1186/s40359-025-02602-6
PINTO, K. D. S. R.; SILVA, M. R.; GOMES, A. Anxiety and food behavior in nutrition students. Research, Society and Development, [S.l.], v. 10, n. 11, e223101119609, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/26325. Acesso em: 3 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26325
PÉREZ-JORGE, D.; GARCÍA, L.; MARTÍNEZ, P. Examining the effects of academic stress on student well-being in higher education. Humanities and Social Sciences Communications, v. 12, art. 449, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41599-025-04698-y. Acesso em: 9 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1057/s41599-025-04698-y
SAMARATUNGA, M.; LINGARD, H.; LOOSEMORE, M. Work–Study Conflict Stressors and Impacts: A Cross-Disciplinary Analysis of Built Environment Students. Buildings, v. 15, n. 6, p. 973, 2025. Disponível em: https://www.mdpi.com/2075-5309/15/6/973. Acesso em: 4 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.3390/buildings15060973
SAMARATUNGA, M.; KAMARDEEN, I. Modelling Work–Study Conflict Effects on Built Environment Students’ Well-Being, Health, and Academic Performance. Buildings, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 406, 2025. Disponível em: https://www.mdpi.com/2075-5309/15/3/406. Acesso em: 12 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.3390/buildings15030406
SAYER, L.; BUCK, C.; YAN, H.; NEGRAIA, D. Parenthood and psychological well‐being. Assessing the Social Consequences of COVID-19 Study, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/234838321_Parenthood_and_Psychological_Well-Being. Acesso em: 4 set. 2025.
SILVA, G. O.; CAVALCANTE, I. C. S.; PEREIRA, M. V.; ROCHA, A. C. Determinants of academic adaptation and quality of life of university students in the Brazilian Amazon region. Frontiers in Education, 2025. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2025.1530882/full. Acesso em: 12 set. 2025.
SILVA, J. G. A. R.; ROMARCO, E. K. S. Análise dos níveis de ansiedade, estresse e depressão em universitários da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 23, n. 1, p. 134-150, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/instrumento/article/view/30912. Acesso em: 11 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30912
SOARES, A. B.; MONTEIRO, M. C. L. de M.; SANTOS, Z. de A. Revisão sistemática da literatura sobre ansiedade em estudantes do ensino superior. Contextos Clínicos, v. 13, n. 3, p. 992-1012, 2020. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822020000300014. Acesso em: 11 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.4013/ctc.2020.133.13
SOLOMON, P.; RODRIGUES, T.; CARVALHO, F.; MOURA, L. Prevalence and risk factors for anxiety, stress and depression among higher education students in Portugal and Brazil. Journal of Affective Disorders Reports, v. 17, p. 100825, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jadr.2024.100825. Acesso em: 5 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jadr.2024.100825
SOUZA, M. A.; SILVA, A. L. da; SILVA, M. S. da. Influência do estresse nos hábitos alimentares de estudantes do primeiro ano do curso de Medicina de uma universidade pública. Research, Society and Development, [S.l.], v. 10, n. 11, e223101119609, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354258934_Influencia_do_estresse_nos_habitos_alimen. Acesso em: 5 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19609
TAN, J. W.; LI, X.; WANG, Y.; ZHANG, H. An umbrella review on the prevalence of anxiety among college and university students. Journal of Affective Disorders Reports, v. 15, art. 100658, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jadr.2023.100658. Acesso em: 9 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jadr.2023.100658
TRIGUEIRO, E. S. O. et al. Índices de depressão e ansiedade em estudantes de psicologia: um estudo exploratório. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, e3310312897, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12897. Acesso em: 11 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12897
WANG, Y.; ZHANG, L.; LI, X.; LI, Y.; LI, Y.; ZHANG, Y.; WANG, Z. Stressors in university life and anxiety symptoms among international students. Journal of Affective Disorders, v. 335, p. 103–109, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37528380/. Acesso em: 12 set. 2025.
WU, X.; WU, R.; HANLEY, C.; LIU, H.; LIU, J. How to better balance academic achievement and learning anxiety from time on homework? Frontiers in Psychology, v. 14, art. 1130274, 2023. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2023.1130274/full. Acesso em: 9 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1130274
YANG, M.; LI, X.; QIN, X.; TIAN, X.; ZHANG, H.; WEN, H. The relationship between perceived academic stress and college students’ employment anxiety: the mediating role of psychological resilience. Frontiers in Psychiatry, v. 16, art. 1602808, jun. 2025. DOI: 10.3389/fpsyt.2025.1602808. Disponível em: <https://www.frontiersin.org/journals/psychiatry/articles/10.3389/fpsyt.2025.1602808/full>. Acesso em: 11 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2025.1602808
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ricardo Lima dos Santos, Heloiza Oliveira Santos, Natália Lima Ferraz, Zâmia Aline Barros Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.







