Uma Análise das Dinâmicas da Gestão de Desempenho em uma Instituição Federal de Educação

Autores

  • Tatiane Grasielle Lopes da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Deranor Gomes de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF https://orcid.org/0000-0003-0510-1671

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v19i77.4217

Palavras-chave:

Gestão de desempenho, Administração pública, Avaliação institucional, Desenvolvimento profissional

Resumo

O presente artigo analisa as práticas de gestão de desempenho de um Instituto Federal de Educação (IF), com o objetivo de compreender como os processos avaliativos se concretizam na realidade institucional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, baseada em estudo de caso, com uso de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados indicam um descompasso entre o modelo normativo de gestão de desempenho, orientado ao desenvolvimento e à meritocracia, e sua aplicação prática, frequentemente percebida como burocrática e ineficaz. Entre os principais entraves observam-se a ausência de feedback estruturado, a padronização excessiva dos instrumentos avaliativos, fragilidades na comunicação entre gestores e avaliados e a subutilização dos resultados no planejamento do desenvolvimento profissional. Conclui-se que há necessidade de revisão das práticas institucionais, com vistas à construção de um sistema de gestão de desempenho mais participativo, dialógico e voltado ao aprimoramento contínuo dos servidores públicos.

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Biografia do Autor

Tatiane Grasielle Lopes da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestranda em Administração Pública - Universidade Federal do Vale do São Francisco - PROFIAP).

Deranor Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutor em Gestão e Empreendedorismo - Universidade Federal do Vale do São Francisco - PROFIAP).

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Publicado

2025-07-31

Como Citar

Silva, T. G. L. da, & Oliveira, D. G. de. (2025). Uma Análise das Dinâmicas da Gestão de Desempenho em uma Instituição Federal de Educação. ID on Line. Revista De Psicologia, 19(77), 295–312. https://doi.org/10.14295/idonline.v19i77.4217

Edição

Seção

Artigos