Educação Infantil: Aprimorando o Desenvolvimento das Descobertas e Novos Estímulos de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4096Palavras-chave:
Educação infantil, Desenvolvimento, EstímulosResumo
A aprendizagem da educação infantil mediante o desenvolvimento das descobertas e novos estímulos de aprendizagem surge como um assunto bastante reflexivo no ambiente educacional, ressaltando a informação de que, desde o nascimento, já nascemos expostos a vários estímulos que vão auxiliando na formação de conceitos e desenvolvimentos educacionais. O presente artigo apresenta como principal objetivo, ressaltar a importância da descoberta e estímulo na educação infantil. O artigo está organizado na concepção da criança e suas habilidades sociais e na perspectiva do professor diante dos estímulos de aprendizagem. A justificativa para tal embasamento surge como um novo olhar reflexivo diante das ações de aspecto cognitivo das crianças, além de apreciar cada fase de desenvolvimento. O ponto de partida para a construção do artigo acomete a problemática sustentada na concepção em não valorizar vivências importantes da imaginação das crianças mediante estímulos e novas descobertas, muitas vezes através de uma simples brincadeira. A metodologia é de caráter qualitativo e se utilizou da análise bibliográfica acerca do tema, assim como o olhar analítico dentro do espaço educacional das crianças. Os resultados alcançados surgem com o desencadear de informações enriquecedoras e da criação de novas possibilidades ao incentivo do estímulo educacional. As conclusões enfatizam e agregam o estímulo espontâneo das crianças e o aproveitamento do profissional educacional para o desenvolvimento integral do aluno. Uma criança que recebe um estímulo adequado tem uma maior capacidade na aprendizagem.
Downloads
Referências
DENZIN, N. K; LINCOLN, I.O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2016.
FREITAS, L. C. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.
GROULX, L. H. Contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social In: Poupart, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
LÜCKE, Neiva Cristiane Flores Sott. A importância do estímulo no desenvolvimento da criança. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 06, Vol. 12, pp. 33-44. Junho de 2019. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/desenvolvimento-da-crianca.
PILETTI, Nelson. Psicologia Educacional. São Paulo: Ed. Ática, 1997.
SCHIAVO, Adriana A. N. RIBÓ, Cristiane M. E. Estimulando Todos os Sentidos de 0 a 6 anos. Campinas. UNICAMP. 2007. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss17_01.pdf. Acessado em: 06 de Setembro de 2024.
SENA, Aída Batista Teles. o desenvolvimento da criatividade na educação infantil e sua contribuição na aprendizagem da educação matemática nas series iniciais do ensino fundamental; disponível em https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigoparapublicacao_1.pdf , acesso em 29 de maio de 2024.
SOUZA, Marcos Leonardo. Como ocorre o desenvolvimento da criatividade e imaginação na infância, segundo Vygotsky; disponível em https://marcos-l-souza.webnode.page/l/como-ocorre-o-desenvolvimento-da-criatividade-e-imaginacao-na-infancia-segundo-vygotsky/, acesso em 06 de Setembro de 2024.
SOUZA, Dannyelly da Silva; FRANÇA, Aurenia Pereira de. A Ludicidade na Educação Infantil: Processos de Ensino e Aprendizagens como forma de Educar. Id on Line Rev. Psic., Outubro/2021, vol.15, n.57, p. 934-943, ISSN: 1981-1179 DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3262
VIGOTSKY, Lev Seminotch; SENA. Aída Batista Teles. O desenvolvimento da criatividade na educação infantil. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/ artigo, p. 6. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigoparapublicacao_1.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Denise Helena Bezerra Rodrigues, Maricélia Félix Andrade Bringel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.