Medicina Psicossomática e sua importância na Formação do Médico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4087

Palavras-chave:

Educação médica, Medicina Psicossomática, Estudante de Medicina

Resumo

O presente estudo explora as principais contribuições que a Medicina Psicossomática traz para a formação dos estudantes de medicina, destacando a importância das relações humanas no contexto médico, especialmente na interação médico-paciente. Ressalta a maneira como o estudo das dinâmicas entre professor e aluno e, entre aluno e paciente, podem ajudar a prevenir iatrogenias. O texto discute como esses temas podem ser incorporados na Educação Médica, baseando-se nas concepções psicossomáticas.

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Biografia do Autor

Fernando França Fernandes, Universidade Federal do Cariri – UFCA, Ceará, Brasil.

Médico pela Universidade Federal do Cariri – UFCA. Médico no Hospital Santo Antônio e Hospital do Coração do CARIRI, Ceará, Brasil.

Elizabeth Alves Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Ceará, Brasil.

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE e em Administração de Empresas pela mesma Instituição de Ensino Superior; Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdades Integradas de Cruzeiro, FIC, Brasil. Também em Educação Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual pela mesma Instituição de Ensino Superior.  

Martha Maria Macedo Bezerra, Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, Ceará, Brasil.

Doutorada em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC; Sao Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará, especialização em Políticas Públicas pela Universidade Regional do Cariri e, especialização em Saúde Mental e Psiquiatria pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú.

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Publicado

2024-10-31

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