A Importância das Equipes Interdisciplinares nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4085

Palavras-chave:

Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial, Profissionais de saúde

Resumo

O trabalho realizado pelas equipes interdisciplinares nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) envolve uma abordagem colaborativa e integrada para oferecer cuidados de saúde mental. Esses profissionais, vindos de diferentes áreas como psicologia, psiquiatria, enfermagem, assistência social, entre outras, unem seus conhecimentos e experiências para criar estratégias de tratamento personalizadas e humanizadas, que atendam às necessidades específicas de cada pessoa em sofrimento psíquico. O objetivo do presente estudo foi analisar a importância do trabalho das equipes interdisciplinares, atuantes  em um CAPS no Sul do Ceará. Contou com a participação de 23 profissionais de diferentes CAPS (CAPSad, CAPSi e CAPS III) em um município do Sul do Ceará. Foi realizada entre maio de 2022 e abril de 2024. Para coletar os dados, foram utilizadas técnicas como observação e encontros de discussão sobre o trabalho.  Os resultados levaram a crer que a atuação em equipe facilita a troca de saberes, enriquecendo o cuidado e garantindo uma atenção mais ampla e efetiva ao paciente, sempre com o foco em sua recuperação e reintegração social. Conclusão: A dimensão coletiva do trabalho interdisciplinar contribui significativamente para uma gestão mais eficiente das atividades. No entanto, é essencial que os coletivos de trabalho sejam fortalecidos, com a criação de espaços grupais mais efetivos para discussão, troca de ideias e colaboração. Isso favorece a construção de uma equipe mais coesa e preparada para enfrentar os desafios do dia a dia.

 

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Biografia do Autor

Fernando França Fernandes, Universidade Federal do Cariri – UFCA

Médico pela Universidade Federal do Cariri – UFCA. Médico no Hospital Santo Antônio e Hospital do Coração do CARIRI, Ceará, Brasil.

Elizabeth Alves Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Ceará, Brasil.

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE e em Administração de Empresas pela mesma Instituição de Ensino Superior; Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdades Integradas de Cruzeiro, FIC, Brasil. Também em Educação Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual pela mesma Instituição de Ensino Superior.   

Martha Maria Macedo Bezerra, Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, Ceará, Brasil.

Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC; Sao Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará, especialização em Políticas Públicas pela Universidade Regional do Cariri e, especialização em Saúde Mental e Psiquiatria pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú. 

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigos