Assédio Moral sofrido por Operadores de Telemarketing e Call Center

Autores

  • Eduarda de Oliveira Foreston Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
  • Matheus Gomes Machado Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
  • Ana Lucia de Paula Ferreira Nunes Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4082

Palavras-chave:

Assediar, Trabalho, Violência psicológica

Resumo

O assédio moral é uma questão que permeia intrinsecamente os mais variados contextos sociais, afetando a preservação de ambientes de convivência benfazejos, adequados e éticos. O campo de call center é hoje em dia um dos mais impactados pelo assédio moral. A execução constante de abusos, violência física e psicológica, ademais da demanda para lograr metas de produção impraticáveis e inacessíveis faz do ambiente de trabalho um lugar adverso. As práticas assediadoras são colocadas na própria estruturação do trabalho, abrangendo todos os operadores de telemarketing. Assim sendo, o presente trabalho busca analisar sobre o assédio moral sofrido por operadores de telemarketing e call center, e, como isso pode ser superado. Como metodologia, fez-se uma pesquisa bibliográfica, embasada em autores que discorrem sobre o tema. Conclui-se que o assédio moral continua a ser um fenómeno social generalizado, predominante tanto em contextos laborais como educativos. As consequências negativas e graves do assédio para as vítimas e para as organizações estão bem documentadas e incluem problemas de saúde física e mental, diminuição da satisfação no trabalho, menor compromisso organizacional e sintomas de perturbação de stress pós-traumático, assim pode impactar negativamente a experiência no local de trabalho, e, para combater essa conjuntura é necessário que líderes e gestores observem e desenraizem essas situações com ações, palestras e conscientização coletiva.

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Biografia do Autor

Eduarda de Oliveira Foreston, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Discente do curso de Administração na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Unidade Frutal-MG.

Matheus Gomes Machado , Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Discente do curso de Administração na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Unidade Frutal-MG.

Ana Lucia de Paula Ferreira Nunes, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Orientadora. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE, Especialista em Pedagogia-Administração Escolar pela FINOM. Graduada em Administração de Empresas pela UNIRP. Professora titular no Curso de Administração na Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG/Frutal.

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Publicado

2024-10-31

Edição

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Artigos