A Importância da Prática da Pedagogia Hospitalar para a Continuidade do Processo Educacional de Crianças Hospitalizadas

Autores

  • Maria Lívia Dantas Moreira Silva Centro de Ensino Superior São Francisco. Cajazeiras, PB.
  • Leonardo Coêlho Bezerra Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ), Ceará, Brasil.
  • Emídia Inácio Timóteo Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Carlos Kennedy Tavares de Lima Universidade Federal de Campina Grande - PB.
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Universidade Federal de Campina Grande - PB. https://orcid.org/0000-0002-7456-5886

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4081

Palavras-chave:

Pedagogia, classe hospitalar, integração, educação, saúde

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a importância da pedagogia hospitalar para o profissional e para o usuário, e como as práticas desse profissional podem ser incorporadas no ambiente hospitalar, na promoção da continuidade do aprendizado da criança. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com busca em artigos científicos, busca livre na internet e em livros. Os resultados revelaram que na licenciatura em pedagogia, são diversos os caminhos que podem ser seguidos, entre eles está o da pedagogia hospitalar. É importante a aplicação da pedagogia nos espaços hospitalares, pois é a partir dela que se pratica o direito a educação, quando o aluno esteja limitado por algum motivo de doença, possibilita a inclusão, no espaço hospitalar, da rotina escolar. Desse modo, é possível compreender que a pedagogia hospitalar possui o intuito de dar prosseguimento a vida escolar das crianças e adolescentes que necessitam de reiterado internamento, além de gerar exercícios que contribuam para a preparação do aluno enfermo e que amparem na fase em que esteja hospitalizado. Assim, foi debatido o papel da pedagogia hospitalar, verificando quais os impasses do aluno internado, e elementos que venham colaborar para a percepção e recuperação da doença dos alunos. A essência da pedagogia hospitalar é proporcionar assistência, e proporcionar acolhimento afetivo humanizado, seja para o doente, seja para seus parentes. Portanto, o referido trabalho discorre acerca da atuação e dos métodos do profissional da pedagogia na área hospitalar, como forma de garantia do direito a educação para todos.

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Biografia do Autor

Maria Lívia Dantas Moreira Silva, Centro de Ensino Superior São Francisco. Cajazeiras, PB.

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior São Francisco. Cajazeiras, PB.

Leonardo Coêlho Bezerra, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ), Ceará, Brasil.

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ), Ceará, Brasil. 

Emídia Inácio Timóteo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Matemática pela UNIASSELVI. Mestre em Ciências da Educação pela Absoulute Christian University

Carlos Kennedy Tavares de Lima, Universidade Federal de Campina Grande - PB.

Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Residência médica em Neurocirurgia pelo Hospital Santa Marcelina, São Paulo. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (Assuncion-PY). Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo. Professor/Preceptor da disciplina de neurologia da Universidade Federal de Campina Grande - PB.

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Universidade Federal de Campina Grande - PB.

Pós-doutorado em Ensino (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte). Doutorado em Ciências da Saúde (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo). Mestre em Ensino (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte). Mestre em Sistemas Agroindustriais (Universidade Federal de Campina Grande - PB). Especialista em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Tecnologias Educacionais Construtivistas (IEP Sírio Libanês). Especialista em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Metodologias Ativas (IEP Sírio Libanês). Especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde (Universidade Federal Fluminense). Especialista em Gestão da Atenção Básica e Redes Microrregionais de Saúde (Universidade Federal da Paraíba). Especialista em Gestão da Política de Alimentação e Nutrição (FIOCRUZ). Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Especialista em Saúde da Família (Centro Universitário de Patos-PB). Graduada em Enfermagem (Universidade Federal de Campina Grande - PB). Licenciada em Letras Língua Portuguesa (Instituto Federal da Paraíba).

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Publicado

2024-10-31

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Artigos