A Importância da Prática da Pedagogia Hospitalar para a Continuidade do Processo Educacional de Crianças Hospitalizadas
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4081Palavras-chave:
Pedagogia, classe hospitalar, integração, educação, saúdeResumo
O presente estudo objetivou analisar a importância da pedagogia hospitalar para o profissional e para o usuário, e como as práticas desse profissional podem ser incorporadas no ambiente hospitalar, na promoção da continuidade do aprendizado da criança. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com busca em artigos científicos, busca livre na internet e em livros. Os resultados revelaram que na licenciatura em pedagogia, são diversos os caminhos que podem ser seguidos, entre eles está o da pedagogia hospitalar. É importante a aplicação da pedagogia nos espaços hospitalares, pois é a partir dela que se pratica o direito a educação, quando o aluno esteja limitado por algum motivo de doença, possibilita a inclusão, no espaço hospitalar, da rotina escolar. Desse modo, é possível compreender que a pedagogia hospitalar possui o intuito de dar prosseguimento a vida escolar das crianças e adolescentes que necessitam de reiterado internamento, além de gerar exercícios que contribuam para a preparação do aluno enfermo e que amparem na fase em que esteja hospitalizado. Assim, foi debatido o papel da pedagogia hospitalar, verificando quais os impasses do aluno internado, e elementos que venham colaborar para a percepção e recuperação da doença dos alunos. A essência da pedagogia hospitalar é proporcionar assistência, e proporcionar acolhimento afetivo humanizado, seja para o doente, seja para seus parentes. Portanto, o referido trabalho discorre acerca da atuação e dos métodos do profissional da pedagogia na área hospitalar, como forma de garantia do direito a educação para todos.
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