Contribuições Metodológicas da Educação Religiosa no Contexto Laico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4077

Palavras-chave:

Educação religiosa, Contribuições metodológicas, Contexto laico

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as contribuições metodológicas da educação religiosa, no contexto laico. Para que o Ensino Religioso possa existir dentro do padrão de educação democrática e laica, é importante que a escola assuma a responsabilidade em trabalhar de maneira ética e moral garantindo o respeito a toda e qualquer religião. Dessa maneira, no que se refere ao âmbito escolar pode-se pensar o Ensino Religioso como resultado prático, da transposição didática do conhecimento produzido pela Ciência da religião, para aulas do ensino público fundamental e médio. o Ensino Religioso como disciplina presente na educação, pautada na perspectiva pluralista de ensino e compatível com o Estado laico, pode contribuir significativamente para a formação dos cidadãos em que os valores éticos e morais possam ser transformadores e emancipatórios, contribuindo assim, para a  construção de uma sociedade mais humana, empática e ética.

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Biografia do Autor

Reinaldo da Costa Sacramento, Instituto Federal do Amapá

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade ATUAL e Especialista em Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação pela UNIFUTURO. Mestre em Linguagem, Comunicação e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Amapá.

Teresinha Silva de Araújo, Centro de Ensino Superior do Amapá

Graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá. Chefe do Núcleo de Correição Administrativa Disciplina - Corregedoria Geral do Estado do Amapá.

Tiago Teixeira da Silva, Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, Belo Horizonte-MG, Brasil.

Bacharel em Sistemas de Informação. Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, pela  Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC, Belo Horizonte-MG, Brasil.

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigos