Modelos de Trabalho: Impactos na performance e na qualidade de vida dos profissionais da área de Tecnologia da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4076

Palavras-chave:

modelo de trabalho, qualidade de vida, performance

Resumo

A performance e a qualidade de vida dos funcionários de qualquer empresa ou organização são aspectos de grande importância para todas as entidades envolvidas, visto que é necessário equilíbrio entre ambas as partes para possibilitar uma relação empregatícia saudável e eficiente. Assim, uma das maneiras que as empresas podem manipular a forma de trabalho dos seus empregados consiste no estabelecimento de modelos de trabalho que os funcionários devem seguir, sendo esses o presencial, remoto e híbrido, cada um com características e impactos distintos na performance e qualidade de vida. Com base nisso, este trabalho buscou analisar os impactos dos modelos de trabalho na performance e na qualidade de vida dos funcionários da área de Tecnologia da Informação. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa Survey cujos dados foram coletados através da aplicação de um questionário.  Com base nas respostas obtidas, foi realizado um tratamento estatístico através do qual foram feitos testes de hipótese para verificar o impacto do modelo de trabalho remoto em relação aos outros. Por fim, concluiu-se que o modelo de trabalho remoto, com base nos dados colhidos, apresenta bons indícios de que contribui positivamente para a performance e qualidade de vida. Ademais, constatou-se também que o modelo de trabalho remoto apresenta indícios significativos do impacto positivo na qualidade em relação aos outros modelos, entretanto, não existem evidências suficientes para constatar que essa declaração seja verdadeira para a performance.

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Biografia do Autor

João Gabriel Abrantes de Oliveira Uchôa, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)/PB

Acadêmico em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande-PB.

Elyskarien Ferreira Rosendo Medeiros, Faculdade de Teologia Integrada, FATIN, Brasil

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco e Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Teologia Integrada, FATIN, Brasil.

Jose Marcondes Macedo Landim, Centro Universitário de Juazeiro do Norte - UNIJUAZEIRO

Doutor em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário de Saúde ABC-SP; Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE;  Especialista em Botânica, pela Universidade Regional do cariri – URCA; Gestão Escolar pela UDESC  e Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri, Licenciado em Química pela Faculdade Única de Ipatinga. Secretário Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Barbalha (2006 a 2008), Reitor do Centro Universitário de Juazeiro do Norte - UNIJUAZEIRO (2003 a 2020), Professor da Rede Pública Estadual do Ceará. Atualmente é Presidente do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, Professor e Procurador Institucional da Faculdade CECAPE.

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri – UFCA

Doutorado em Psicologia Social (Universidade Federal da Paraíba) e Pós-Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC – São Paulo. Docente na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri – UFCA.

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigos