Concepções e Contribuições Metodológicas para o Ensino e Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4074Palavras-chave:
Metodologias Significativas, Ensino e aprendizagem, Contribuições metodológicasResumo
O presente estudo discute as concepções e contribuições metodológicas para o ensino e aprendizagem. A aprendizagem é um processo em que os conhecimentos pré adquiridos, se tornam a base para a construção de novos conhecimentos. A idade escolar é a época mais propícia para que a aprendizagem seja efetivada, haja vista que esta fase proporciona ao indivíduo tanto desenvolver-se intelectualmente quanto ampliar o seu conhecimento. Dessa forma a aprendizagem se apresenta como sendo um dos principais aspectos relacionados ao desenvolvimento não apenas cognitivo, como também motor e psicológico de qualquer indivíduo. Concluiu-se pois que, apesar de se reconhecer que o uso de metodologias significativas é um fator de extrema importância no processo de formação e aprendizagem, não deve-se ignorar que muitos professores ainda resistem em abrir mão de métodos embasados no tradicionalismo. Dessa forma, a sala de aula tradicional ainda faz parte da realidade de muitas escolas em nosso país. Ainda representa um desafio, uma ação do professor em prol de uma mudança de postura, que considere uma proposta pedagógica embasada em metodologias inovadoras.
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