Reutilização de Sonda/Cateter de Aspiração em Pacientes Traqueostomizados na Assistência Domiciliar: Protocolo de Revisão de Escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4072

Palavras-chave:

Traqueostomia, Cateter de Aspiração, Assistência Domiciliar

Resumo

O Objetivo do presente estudo consiste em mapear na literatura os cuidados adotados na reutilização de sonda/cateter de aspiração em pacientes traqueostomizados na assistência domiciliar. Metodologia: Trata-se de um protocolo de revisão de escopo, realizado de acordo com a metodologia do Joanna Briggs Institute e checklist do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR), seguindo as seguintes etapas: protocolo; critérios de elegibilidade; fontes de informação; estratégia de pesquisa; seleção de fontes de evidência; extração dos dados; análise de dados e apresentação dos resultados. Tem como pergunta de revisão: Quais os manejos adotados para reutilização de sonda/cateter de aspiração em pacientes traqueostomizados na assistência domiciliar? Para identificar documentos relevantes, as seguintes bases de dados bibliográficas serão pesquisadas: Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Public Medline, via PubMed; Cochrane Library; Embase e Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL). Estudos de literatura cinzenta também serão considerados como o banco de dados da Organização Mundial da Saúde, o Google Scholar, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o repositório institucional da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e quaisquer pesquisa, diretrizes/protocolos relacionados ao tema desta revisão. O resultado do fluxo de seleção, desta etapa metodológica, será apresentado em forma de figura, conforme o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Resultados: Os resultados deste estudo possibilitarão o conhecimento sobre esses manejos na perspectiva de desvelar lacunas para futuras pesquisas e tomadas de decisões nas intervenções dos cuidados domiciliares desses pacientes. Conclusão: Este estudo constitui o primeiro passo para uma pesquisa que vise sistematizar e/ou padronizar os cuidados na reutilização de sonda/cateter de aspiração em pacientes traqueostomizados na assistência domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Ilo Fernandes Amorim, Faculdade de Medicina do ABC Paulista (FMABC)

Doutorando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC Paulista (FMABC), Mestre em Saúde da Família (RENASF), nucleadora URCA (Universidade Regional do Cariri). Especialização nas áreas de Endodontia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Processo Civil pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduação em Direito (URCA) e Odontologia (UNIFOR).

Vanessa Lacerda Couras Carvalho, Centro Universitário Estácio IDOMED, campus Iguatu, Ceará, Brasil

Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Acadêmica de Medicina pela Faculdade Estácio Idomed, IDOMED, Iguatu, Ceará, Brasil.

Layla Raquel Alves Silva, Centro Universitário Estácio IDOMED, campus Iguatu, Ceará, Brasil

Acadêmica de Medicina pela Faculdade Estácio Idomed, IDOMED, Iguatu, Ceará, Brasil.

Luis Paulo da Penha Ferino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduação em Bacharelado em Farmácia pela Universidade Federal de Campina Grande e Formação Pedagógica-Pedagogia pela Centro Universitário Estácio.Residente em Neurologia e Neurocirurgia pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri (2020). Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Dominique Araújo de Freitas, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Pós-graduação em enfermagem obstétrica pela UVA. Pós-graduação Lato Sensu- Especialização em Educação na Saúde para Preceptores nos Sus. Mestrado Profissional em Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará- UECE.

Pedro Antônio Lira Patrício, Centro Universitário Estácio IDOMED, campus Iguatu, Ceará, Brasil

Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza; Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto Cognitivo, Mestre em Ciências área de concentração Psicobiologia, Especialista em Terapia da Aceitação e Compromisso pelo CECONTE, doutorando no Laboratório de Nutrição e Comportamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Docente do curso de Medicina da Estácio IDOMED Campus Iguatu.

Rogério Sandrey Couras Carvalho, Centro Universitário Estácio IDOMED, campus Iguatu, Ceará, Brasil

Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Docente no Centro Universitário Estácio IDOMED,  campus Iguatu, Ceará, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Portaria Consolidação nº 5 de 28 de setembro de 2017 b. Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde. Anexo XX - Do controle e da vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de Portabilidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 825p, 2017.

CAMPOS, CVS; SILVA, KL. Cateterismo vesical intermitente realizado pelos cuidadores domiciliares em um serviço de atenção domiciliar. Revista Mineira de Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 753-770, 2013.

MORAZ, G et al. Estudos de custo-efetividade em saúde no Brasil: uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, p. 3211-3229, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320152010.00962015

MOURAD O et al. Rayyan — a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews (2016) 5:210, doi: 10.1186/s13643-016-0384-4. DOI: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4

PETERS, MDJ et al. Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis, JBI, 2020.

TRICCO, AC et al. A scoping review on the conduct and reporting of scoping reviews. BMC medical research methodology, 2016; 16(15): 1-10. https://doi.org/10.1186/s12874-016-0116-4 DOI: https://doi.org/10.1186/s12874-016-0116-4

TRICCO, AC et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-473. doi:10.7326/M18-0850 DOI: https://doi.org/10.7326/M18-0850

Downloads

Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão