Os Novos Paradigmas do Ensino Ressignificado na Perspectiva Docente
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4066Palavras-chave:
Novos paradigmas educacionais, Ressignificação da perspectiva docente, Papel do educadorResumo
O presente estudo discute as inovações na sociedade, a globalização e o papel do educador de formar cidadãos é uma função que merece cada vez mais o aprimoramento do saber e da visão humanizada e crítica de quem ensina. Nos dois últimos séculos a educação vem sendo caracterizada pelo pensamento newtoniano-cartesiano que definiu a reprodução e a fragmentação do conhecimento. O advento da sociedade do conhecimento e as facilidades conquistadas pela rede informatizada levam a buscar metodologias que venham atender a um paradigma emergente. Concluiu-se que, é preciso que os profissionais docentes utilizem por meio de suas aulas atividades dinâmicas, que explore dos alunos o que eles têm de melhor, devido a heterogeneidade das escolas isso possibilita a construção de novas propostas, pois são diversos sujeitos em que cada um tem uma aptidão e o profissional pode trabalhar em meio a essas diferenças.
Downloads
Referências
ALVARADO-PRADA, Luis Eduardo; FREITAS-THAÍS, Campos; FREITAS-CINARA,
Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 30, p. 367-387, 2010. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2464
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. Reimp. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004.
ARAÚJO, Nadyne Pereira de Alencar; FERNANDES, Priscila Dantas; SOUZA, Verônica dos Reis Mariano. Formação continuada do PNAIC: os desafios na sala de aula. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 11, n. 1, 2018.
BANAS, Julia Cristina Bazani. Paradigmas pedagógicos: ressignificando a prática docente. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividades e Educação – SIRSSE. Revista Educere, 2011. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2011/5551_2816.pdf . Acesso em: 19 Fev. 2019.
BEHRENS, Marida Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Petrópolis, RJ: 4ª edição. Vozes, 2010.
. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2013. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/35/res04_35.pdf. Acesso em: 16 maio 2019.
BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. 29ªed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2008.
FIATES, Gabriela Gonçalves Silveira. Avaliação de ferramentas da internet para apoiar o desenvolvimento de organizações de aprendizagem. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2001.
FUSARI, José Cerchi. Formação contínua de professores: o papel do Estado, da universidade e do sindicato. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 9., 1998, Águas de Lindóia. Conferências, mesas-redondas e simpósios. Petrópolis: Vozes, 1998.
FREIRE, Rogéria Castro de Paula. Técnicas de dinâmicas de grupo como recurso pedagógico e apoio ao trabalho do orientador educacional. Especialização (especialista em Orientação Educacional e Pedagógica) - Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro/RJ, 2010.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016.
GÓMEZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antônio. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: file:///C:/Users/klebs/Downloads/2569-7158-1-SM.pdf. Acesso em: 16 maio 2019.
MEDEIROS, Célia Maria da Conceição; CAVALCANTE, Christianne Medeiros. Prática docente humanizada: possibilidade no cotidiano docente. III CONEDU Congresso Nacional de Educação, 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD 1_SA14_ID8653_13082016164347.pdf. Acesso em: 11 Fev. 2019.
MEDEIROS, Laércia Maria Bertulino; BEZERRA, Carolina Cavalcanti. Algumas considerações sobre a formação continuada de professores a partir das necessidades formativas em novas tecnologias na educação. In: SOUSA, RP., et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 17-37. Disponível em: http://books.scielo.org/id/fp86k/pdf/sousa-9788578793265-02.pdf. Acesso em: 26 Fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.7476/9788578793265.0002
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: . Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.13- 33. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12424596.pdf. Acesso em: 20 Fev. 2019.
SILVA, Magda Helena Ferreira Matias. A formação e o papel do aluno em sala de aula na atualidade. Monografia. 2011. 58f. Universidade Estadual de Londrina. Londrina/PR, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/MAGDA%20HELENA%20FERREI RA%20MATIAS%20DA%20SILVA.pdf. Acesso em: 19 Fev. 2019.
SILVA, Evaldo Gomes. Leitura de microcontos mediada por aplicativo para smartphone no nono ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE, 2016.
TELES, Alice Krebs et al. A perspectiva valorativa da formação docente. Disciplinarum Scientia| Ciências Humanas, v. 19, n. 1, p. 89-99, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Reinaldo da Costa Sacramento, Cleyde Nascimento da Silva, Tiago Teixeira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.







