Cuidados Paliativos Oncológicos na Atenção à Pessoa Idosa no Contexto Hospitalar: Revisão de Escopo

SCOPE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i73.4034

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Oncologia, Hospital, Pessoa Idosa

Resumo

Este estudo objetivou identificar a abordagem dos cuidados paliativos oncológicos no cuidado da pessoa idosa em processo de hospitalização, a partir de bancos de teses e dissertações. Trata-se de uma revisão de escopo de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Utilizou-se como descritores de busca: cuidados paliativos, oncologia, hospital e pessoa idosa. A seleção utilizou alguns critérios de inclusão e de exclusão. Na literatura analisada, observou-se que o principal sintoma relatado entre pessoas idosas sob cuidados paliativos oncológicos no contexto hospitalar, foi a dor. Sendo o controle da dor, a conduta mais prevalente da equipe multiprofissional. Destaca-se a necessidade de estudos que se dediquem em se ocupar de pesquisar acerca da abordagem dos cuidados paliativos oncológicos na atenção à pessoa idosa, incluindo as suas especificidades, potencialidades e limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allya Ariadne Alves Malcher, Universidade Federal do Pará

Terapeuta Ocupacional, Especialista com Residência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa pela Universidade Federal do Pará; Mestranda em Psicologia - Programa de Pós graduação em Psicologia da Universidade Fedeal do Pará.

Airle Miranda de Souza, Universidade Federal do Pará

Psicóloga, Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-graduada em Logoterapia e Análise Existencial pela Associação Portuguesa de Logoterapia-APL instituição credenciada pelo Viktor Frankl Institute, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA).

Marcelo Marques Cardoso, Universidade Federal do Pará

Terapeuta Ocupacional, Doutor em Neurociências e Biologia Celular (PPGNeuroBC/ UFPA, 2010), Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FFTO - ICS - UFPA).

Victor Augusto Cavaleiro Corrêa, Universidade Federal do Pará

Terapeuta Ocupacional, Doutor em Doenças Tropicais (Núcleo de medicina Tropical - NMT/ UFPA),  Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA).

Referências

ARKSEY, H.; O'MALLEY, L. Scoping studies: towards a methodological framework. Int. j. soc. res. methodol., v. 8, p. 19-32, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/1364557032000119616

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa; Edições 70, 2009, 2011.

BENITES, A. C. Vivências de pacientes com câncer em cuidados paliativos e o significado da espiritualidade. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências de Bauru, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 123p. 2014.

BENITES, K. P.; PEZUK, J. A. O Tratamento de Câncer de Mama em Idosas, uma Revisão Sobre as Limitações e Dificuldades. Ensaios e Ciência, v. 25, n. 1, p. 102-109, 2021. DOI: https://doi.org/10.17921/1415-6938.2021v25n1p102-109

CARLOS, T. B. M. Avaliação do estado nutricional, ingestão alimentar, atividade inflamatória e prevalência de sintomas em pacientes idosos com câncer em Cuidados Paliativos. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, 113p. 2020.

GALVÃO, A. K. A. A. Controle dos sintomas com idosos hospitalizados em cuidados paliativos: estratégia centrada na pessoa idosa. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 83p. 2023. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e14905.2024

OLIVEIRA, S. S. Práticas da equipe da Unidade Hospitalar no processo de transição dos cuidados paliativos à pessoa idosa do ambiente hospitalar para o domicílio. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 124p. 2022.

RIBEIRO, M. S. Estratégias de enfrentamento no envelhecer e adoecer: um estudo com idosos em cuidados paliativos. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, 127p. 2017.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão