Indisciplina na Escola: Fatores que influenciam sua Construção e Desconstrução no Município de Banabuiú – Ceará – Brasil

Autores

  • Rui Barreto da Silva Universidad San Carlos
  • Osvaldo Arsênio Villalba ducação da Universidad San Carlos
  • Raimundo Edilberto Moreira Lopes Universidade San Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i71.4013

Palavras-chave:

Escola, Disciplina, Indisciplina, Construção, desconstrução

Resumo

A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa é identificar os elementos que contribuem para construção e permanência da indisciplina dentro do espaço escolar. O instrumento de coleta de dados, foi um questionário que trouxe como resultado a constatação de que os diferentes atores do espaço escolar ainda não conseguem entender de formar significativa a indisciplina como uma construção e, portanto, possível de desconstrução. Os resultados demonstraram que, ao nos reportamos à pergunta geral deste projeto, entendemos que professores e gestores escolares não se reconhecem como preparados para trabalhar a questão da indisciplina na escola, os fatores que contribuem para a presença da indisciplina na escola estão descritas ao longo da análise dos resultados, assim como as proposições feitas pelos segmentos alunos, professores e gestores escolares. Estas propostas, no entanto, não podem ser, aliás não devem ser colocadas como produto, mas sempre como processo, ou seja, em constante planejamento, ação, reflexão, replanejamento e novamente ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Barreto da Silva, Universidad San Carlos

Graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará. Graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.  Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Kurius – FAK. Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos – PY. Professor visitante/tutor da Faculdade do Sertão Central. Professor da Escola Politécnica Philum e Professor  do  CEM Celestino de Sousa,  Liceu de Banabuiú. 

Osvaldo Arsênio Villalba, ducação da Universidad San Carlos

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Universidad San Carlos – PY.

Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Universidade San Carlos

Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos-PY. Especialista em Química e Biologia pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC; Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA (2002); Graduado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará -UECE. Engenheiro Civil graduado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau -UNINASSAU. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade EDUCAMINAS. Professor efetivo da rede pública municipal e estadual. 

Referências

ALVARENGA, Estelbina Miranda. Metodologia da Investigação Quantitativa e Qualitativa. A4 Diseños: Assunção– Paraguai, 2010.

AMADO, J. S. Indisciplina na aula: regras, tarefas e relação pedagógica. Psicologia, educação e cultura, Lisboa: Colibri, 1999.

ANTUNES, C. É tudo uma questão de contrato. Recife, PE: Ed. Sapiens, 2005.

ANTUNES, C. Professor bonzinho= aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. Petrópoles, RJ: Vozes, 2002a.

AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n.2, 1998. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000 200011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 Nov 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000200011

AQUINO, Julio Groppa. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed. São Paulo: Summus, 1996.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL.MEC. Projeto Nordeste. Chamada à ação combatendo o fracasso escolar no Nordeste. Programa de Pesquisa e Operacionalização de Políticas Educacionais. Brasília: Projeto Nordeste, Banco Mundial, Unicef, 1997.

DE LA TAILLE, Y. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed. São Paulo: Summus, 1996. p. 9-23.

DOURADO, Luiz Fernandes. Progestão : como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?, módulo II. Brasília: Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.

Edições Loyola, 2003.

ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. 3. ed. Portugal: Porto, 1992.

FERREIRO, E. A revolução da informática e os processos de leitura/escrita. In: Pátio – Revista Pedagógica, ano 3, nº 9, p. 59-63, maio./jul.1999.

FILHO, Luiz Schettini. Limites e Disciplina numa dimensão afetiva. Recife, PE: Ed. Sapiens, 2005.

FRANCO, Francisco Carlos. A indisciplina na escola e a coordenação pedagógica. In: O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2003

FREIRE, P. Pedagogia de esperança. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998b.

FREIRE, P.& ILLICH, Ivan. Diálogo. In: Seminario Invitacion A Concientizar y Desescolarizar: Conversacion permamente, Genebra, 1974. Atas. Buenos Aires, Busqueda-Celadec. 1975, 109 p.

GARCIA, J. Indisciplina na escola. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 101-108, jan./abr. 1999.

LOPES, Raimundo Edilberto Moreira. Escola e Família: alianças na formação do cidadão – Assunção: Universidade San Carlos, 2012.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

OLIVEIRA, Rosimary Lima Guilherme. Reflexões sobre a indisciplina escolar a partir de sua diversidade conceitual. IX Congresso Nacional de Educação. 26 a 29 de outrubro de 2009. PUCPR

PENIN, Sônia Teresinha de Souza. Progestão: como articular a função social da escola com as especifidades e as demandas da comunidade?, módulo I. Brasília: CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.

Santos, Claudevone Ferreira dos. A indisciplina no cotidiano escolar. Candombá – Revista Virtual, v. 2, n. 1, p. 14–23, jan – jun 2006. Salvador – Ba

SILVA, Rui Barreto da. (In)disciplina: uma (re)construção. Banabuiú, 2012.

SILVA, S. A. S. Disciplina em aulas de Educação Física. Educación Física y Deportes, Buenos Aires, n.18, fev. 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 1995.

VASCONCELOS, C. dos S. Indisciplina e disciplina escolar: Fundamentos para o trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos