Gestão Escolar, Inovação e Qualidade de Ensino: Reflexão Sobre a Prática da Autoavaliação na Escola Salesiana

Autores

  • Judá Ben-Hur Silva Rodrigues Universidad de Santiago de Chile (USACH)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i71.4001

Palavras-chave:

gestão, autoavaliação, aprendizagem, inovação, qualidade do ensino

Resumo

Este estudo tem o objetivo de fazer reflexões sobre a prática da autoavaliação na Escola Salesiana, como inovação, em vista da qualidade no ensino. Através de pesquisa bibliográfica, com a revisão das ideias de vários teóricos renomados, conclui-se que, tradicionalmente, os processos avaliativos são entendidos, quase exclusivamente, como itinerários para verificação, seleção e classificação dos estudantes. No entanto, reflexões sobre autoavaliação, discorrem, sobre tais itinerários, como processos integrados que objetivam o desenvolvimento da aprendizagem, não sendo estáticos, mas processuais, cíclicos e contínuos. Nesse cenário, vale a pena pensar em como melhorar esses itinerários no objetivo do desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem significativa do aluno, sobretudo quando se trata de uma aliada à gestão escolar, que objetiva o êxito da aprendizagem como prestação de serviço à sociedade.

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Biografia do Autor

Judá Ben-Hur Silva Rodrigues, Universidad de Santiago de Chile (USACH)

Mestre em Educação pela Universidad de Santiago de Chile (USACH), com menção em
Currículo e Avaliação.

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Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigos