Cursar Licenciatura em Música na Modalidade EAD: A Percepção dos Egressos
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i71.3997Palavras-chave:
egresso, modalidade EaD, licenciaturaResumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a percepção dos egressos do curso Licenciatura em Música na modalidade EaD. De abordagem qualitativa, esse artigo é um recorte da pesquisa de mestrado que teve como instrumento de pesquisa, um questionário, aplicado de forma online, no Google Formulários, e uma entrevista online, ao vivo. Participaram trinta e três egressos respondentes do questionário e nove sujeitos que participaram da continuidade da pesquisa em entrevista. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. As entrevistas evidenciaram que a modalidade EaD foi um diferencial para escolha do curso e a presença do professor durante todo o desenvolvimento das disciplinas, um motivador para a continuidade e conclusão do curso.
Downloads
Referências
ABREU, G. A.; PORTUGAL, N. DOS S.; DE SOUZA, M. A. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 24, n. 2, p. 1 - 15, 16 ago. 2022. Acesso em 18 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.33836/interacao.v24i2.700
ALBA-EGUILUZ, Baikune De, ARRIAGA-SANZ, Cristina y RIAÑO-GALÁN, María Elena. Experiencias musicales através del relato autobiográfico en la formación docente. Cadernos de Pesquisa [online]. 2021, v. 51, e07388. Disponible en: <https://doi.org/10.1590/198053147388>. Epub 29 Oct 2021. ISSN 1980-5314. Acesso em 26 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/198053147388
ALMEIDA, H. R. F. L.; BORBA, M. C. Interações colaborativas e o papel do aluno na polidocência. Ciênc. Educ., Bauru, v. 24, n. 2, p. 431-448, 2018. Acesso em 04 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180020011
ARAÚJO, Rosane Cardoso de, ALONSO, Maitê Vitória, SILVEIRA, Thais Brasil, RIBAS, Ariane Leoni. Criatividade e prática musical docente: concepções de professores. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 165 - 185, set. 2021. Acesso em: 29 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530406022021164
BRAGA, A. W. Os alunos de licenciatura em música do ivl-unirio: expectativas e visões a respeito de sua formação. Rio de Janeiro: UniRio, 2019.
DOMINGOS, S. D.; CHAMON, E. M. Q. DE O. O que os formadores de professores representam por inovação pedagógica? Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 25, n. 2, p. 31 - 37, 27 dez. 2023. Acesso em 18 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.817
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. - 2.ed.-São Paulo: UNESP, 2008.
GOHN, Daniel. Educação Musical A Distância: possibilidades e uso das tecnologias. Música em Contexto, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 03–22, 2010. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11060. Acesso em: 8 mar. 2024.
GOMES, Celso. Augusto. Santos. Trajetórias De Formação E Da Docência Na Licenciatura Em Música Na Modalidade Ead: A Constituição Dos Formadores. Piracicaba, SP, 2016.Disponível em: Biblioteca Digital - UNIMEP. Acesso em 15 mar. 2022.
MIRANDA, Júlia Manoela dos Santos. A criatividade no ensino de música: Estratégias de desenvolvimento da criatividade nas aulas de contrabaixo. Instituto politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Arte Aplicada, 2020 Julia Miranda (19).pdf (ipcb.pt) acesso em: 28 fev. 2024.
MOREIRA, Alessandro. Moreira. Que profissional é esta? Representações sociais do ser professora na educação infantil. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2017. Disponível em: http://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/pdfs/docs/11052017_143145_alessandromessiasmoreira_ok.pdf. Acesso em 10 jun. 2022.
OLIVEIRA-TORRES, Fernanda de Assis. O ensino de música a distância: um estudo sobre a pedagogia musical online no ensino superior. Revista Da Abem, Londrina: v.21, n.30 49-62, jan-jun 2013. Acesso em 07 jan. 2022.
PEREIRA, Jaqueline Gomes. RODRIGUES, Ana Paula. O ensino a distância e seus desafios. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 07, Vol. 07, pp. 05-20. julho de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/o-ensino. Acesso em 13 mar. 2024.
RIBEIRO, G. M. Educação Musical a distância online: desafios contemporâneos. Revista da Abem. Londrina: v.21, n.30 35-48, jun. 2013. Acesso em 12 fev. 2024
SANTOS, Adelcio. M. et al. Perspectivas do ensino de música na educação a distância. Revista Gestão e Conhecimento 16-29, 2022 ISSN: 1677-9762. DOI: https://doi.org/10.55908/RGCV16N1-002
SANTOS, Roberto Vatan, Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Integração, jan/ fev/ mai. 2005 ano XI, n. 40. Pag.19-31. Disponível em: http// docplayer.com.br/1243927-As abordagens do processo de ensino e aprendizagem, - PDF Download grátis (docplayer.com.br). Acesso em 08 mar. 2024.
SARDI, Rafaela Garcia e CARVALHO, Paulo Roberto de: A docência na educação a distância: uma análise crítica da prática profissional. - 10.4025/Psicol. estud., v. 27, e48799, 2022. Acesso em 08 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.48799
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Guedes de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.