O corpo interminável, de Claudia Lage: Uma experiência de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i71.3993

Palavras-chave:

Militância feminina e Ditadura; Método Recepcional; Formação do leitor; Claudia Lage.

Resumo

O artigo apresenta uma experiência de leitura com O corpo Interminável, de Claudia Lage, realizada com alunos do 2° ano do ensino médio a partir do Método Recepcional. Os questionamentos que motivaram a nossa pesquisa foram: a) O romance de Claudia Lage pode levar o aluno a ter uma visão crítica acerca da relação da mulher com a Ditadura Militar? b) Como os atos de torturas ao corpo feminino são retratados na narrativa em estudo? c) De que maneira os conflitos das personagens militantes são configurados nessa obra? Para embasar nosso estudo, utilizamos Bordini e Aguiar (1988) Colling (1997), Rosa (2013), entre outros. Como resultado, constatamos que os alunos tiveram uma visão bastante significativa acerca da relação da mulher com a ditadura, bem como do protagonismo dos sujeitos femininos na luta contra o regime.

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Biografia do Autor

Francisca Luana Rolim Abrantes, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda e Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/PPGLE).

José Edilson de Amorim, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com atuação na Unidade Acadêmica de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE).

Referências

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Referência Fílmica:

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Publicado

2024-05-31

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