Avaliação da Política Pública de Assistência Estudantil na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT): A Situação do IFSertão-PE em 2021

Autores

  • Heitor Pereira França da Silva Universidade do Vale do São Francisco
  • Müller Alves Alencar Universidade do Vale do São Francisco
  • Marcelo Henrique Pereira dos Santos Universidade do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i71.3987

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Políticas Públicas, Inclusão Socioeconômica, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Resumo

O ensino superior no Brasil passou por avanços nas últimas décadas, mas disparidades persistem, desafiando a equidade acadêmica. A assistência estudantil, essencial para enfrentar essas desigualdades, é exemplificada pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e Programa de Bolsa Permanência - PBP. Este estudo foca no Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IF Sertão-PE, comparando dados internos com o Relatório de Avaliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT produzido pelo Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas - CMAP para o ano de 2021. O artigo mostra que o PNAES e PBP, embora impactantes, enfrentam desafios, como falta de coordenação legislativa. Recomendações incluem a unificação de programas, manutenção de critérios de focalização, e estratégias inclusivas. O diálogo proposto visa melhorar a eficácia da assistência estudantil na democratização do ensino superior brasileiro.

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Biografia do Autor

Heitor Pereira França da Silva, Universidade do Vale do São Francisco

Discente do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede (PROFIAP) da Fundação Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Müller Alves Alencar, Universidade do Vale do São Francisco

Discente do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede (PROFIAP) da Fundação Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Marcelo Henrique Pereira dos Santos, Universidade do Vale do São Francisco

Docente do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede (PROFIAP) da Fundação Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF)

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Publicado

2024-05-31

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Artigos