Avaliação da Política Pública de Assistência Estudantil na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT): A Situação do IFSertão-PE em 2021
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i71.3987Palavras-chave:
Assistência Estudantil, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Políticas Públicas, Inclusão Socioeconômica, Instituto Federal do Sertão PernambucanoResumo
O ensino superior no Brasil passou por avanços nas últimas décadas, mas disparidades persistem, desafiando a equidade acadêmica. A assistência estudantil, essencial para enfrentar essas desigualdades, é exemplificada pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e Programa de Bolsa Permanência - PBP. Este estudo foca no Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IF Sertão-PE, comparando dados internos com o Relatório de Avaliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT produzido pelo Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas - CMAP para o ano de 2021. O artigo mostra que o PNAES e PBP, embora impactantes, enfrentam desafios, como falta de coordenação legislativa. Recomendações incluem a unificação de programas, manutenção de critérios de focalização, e estratégias inclusivas. O diálogo proposto visa melhorar a eficácia da assistência estudantil na democratização do ensino superior brasileiro.
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