Relacionamento entre Universidade Pública e a Sociedade: Interseção entre Comunicação Integrada e o Princípio da Publicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i71.3986

Palavras-chave:

Princípio da Publicidade, Accountability, Transparência Ativa, Comunicação Integrada, Universidade Pública

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a relação entre as práticas de comunicação integrada nas universidades públicas e a aplicação do princípio da publicidade, tendo em vista o fortalecimento da relação dessas instituições com a sociedade. Foi adotada como metodologia, neste estudo, a revisão de literatura narrativa. No decorrer do trabalho são discutidas temáticas que envolvem o princípio da publicidade como a Accountability e a Transparência Ativa. Também é ponderado sobre o conceito de Comunicação Integrada e Estratégica e os possíveis pontos de interseção entre esta abordagem comunicativa e o princípio da publicidade, além de discutir como as práticas comunicacionais estratégicas, a exemplo da definição de uma política de comunicação, podem auxiliar as Universidades Públicas a terem uma transparência ativa, promovendo também a sua Accountability.

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Biografia do Autor

Juciane de Jesus Aleixo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Técnica-administrativa em Educação. Graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios.

Roberta Duarte de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Técnica-administrativa em Educação. Especialista MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing.

Ziel Ferreira Lopes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professor Adjunto. Doutor em Direito. Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiap, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, Campus Petrolina.

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Publicado

2024-05-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão