Educação à Distância e Docência no Ensino Superior: Mudança de Paradigma Através da Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem em Tempos de Pandemia da Covid 19 / Distance Education and Teaching in Higher Education: Changing the Paradigm Through The use of Technologies in the Teaching and Learning Process in Times of Pandemics of Covid 19
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3110Palavras-chave:
Educação a Distância, Tecnologia, PandemiaResumo
Resumo: A Educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce na contemporaneidade, parte desse crescimento é consequência do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação – TICs. O aumento da procura por esse modelo de ensino é devido as vantagens que ele oferece, dentre essas podemos destacar a liberdade dos horários de estudo e a possibilidade de estudar em casa, o que possibilita a formação para os indivíduos que trabalham ou residem longe dos centros universitários. Partindo do exposto, esse artigo tem como objetivo discutir a mudança de paradigmas do ensino a distância durante a pandemia da Covid 19, A metodologia adotada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica em bases de dados cientificas e com documentos oficiais que tratam do tema. Nas considerações finais aponta-se caminhos para pensar os rumos da EaD, durante e pós pandemia, afinal, com a pandemia do COVID 19 o cenário educativo teve que redefinir seus paradigmas e excluíram algumas ressalvas e preconceitos existentes com relação a modalidade EaD.
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