Análise da Qualidade da Mão de Obra na Sistemática de Trabalho nas Indústrias de Panelas Metálicas na Região do Cariri

Autores

  • Gleidson Leite de Abreu Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO
  • Alyne Leite de Oliveira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO
  • Hudson Josino Viana Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Antonio Raniel Silva Lima Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO
  • Maria Patrícia de Alencar Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1221

Palavras-chave:

Sistemática de Trabalho. Qualidade. Industria Metal Mecânica. Panelas Metálicas

Resumo

Visto que toda a sistemática de trabalho de produção de panelas metálicas é muito parecida, percebe-se que a qualidade de produtos, serviços e processos nos dias atuais deixou de ser um diferencial competitivo e transformou-se num critério qualificador, passando a ser uma ferramenta importante e praticamente obrigatória à sobrevivência organizacional, a qual as empresas necessariamente têm de desenvolver para manterem-se perenes. Desse modo, essa pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade da mão de obra na Sistemática de Trabalho do setor produtivo da Indústria Metal-Mecânica na Região do Cariri. Caracterizou-se como de campo, do tipo exploratório com abordagem qualiquantitativa, cujo cenário foram 14 indústrias metal-mecânicas da Região do Cariri, com amostra intencional, partindo do critério de acessibilidade. Não houve abordagem com colaboradores, visto que optou-se pela observação da sistemática de trabalho, favorecendo a comparação dos dados obtidos com as entrevistas com os gestores. Os dados obtidos foram interpretados a partir da análise do discurso do sujeito coletivo para a apreensão da realidade investigada (Lefèvre; Lefèvre, 2000). A pesquisa respeitou os preceitos éticos da resolução 466/12. Obteve-se como resultado que a falta de mão de obra qualificada, a falta de conhecimento do processo e a falta do uso regular do EPI – Equipamentos de Proteção Individual, podem interferir na qualidade do produto, onde poderá ter efeito negativo diretamente na aceitação do produto no mercado, sendo que, dependendo dos custos de qualidade, o preço pode aumentar e afetar na aceitação deste, que, segundo os entrevistados, sua aceitação é ligada diretamente a preço e qualidade.

 


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Biografia do Autor

Gleidson Leite de Abreu, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO


Graduado em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO-gleidsonleite@hotmail.com

Alyne Leite de Oliveira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO


Hudson Josino Viana, Faculdade Vale do Salgado/FVS


[3]Especialista em controladoria e auditoria, professor de Marketing da Faculdade Vale do Salgado/FVS e coordenador do curso técnico em Administração da Escola Profissional Francisca de Albuquerque Moura/EPFAM-hudson.josino@gmail.com

Antonio Raniel Silva Lima, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

4Professor da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Vale do Salgado/FVS e do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO, Mestrando em Administração de Empresas (UNIFOR) - raniel@leaosampaio.edu.br

Maria Patrícia de Alencar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

Graduada em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

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Publicado

2018-07-29

Edição

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Artigos