Análise da Qualidade da Mão de Obra na Sistemática de Trabalho nas Indústrias de Panelas Metálicas na Região do Cariri

Authors

  • Gleidson Leite de Abreu Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO
  • Alyne Leite de Oliveira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO
  • Hudson Josino Viana Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Antonio Raniel Silva Lima Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO
  • Maria Patrícia de Alencar Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1221

Keywords:

Sistemática de Trabalho. Qualidade. Industria Metal Mecânica. Panelas Metálicas

Abstract

Visto que toda a sistemática de trabalho de produção de panelas metálicas é muito parecida, percebe-se que a qualidade de produtos, serviços e processos nos dias atuais deixou de ser um diferencial competitivo e transformou-se num critério qualificador, passando a ser uma ferramenta importante e praticamente obrigatória à sobrevivência organizacional, a qual as empresas necessariamente têm de desenvolver para manterem-se perenes. Desse modo, essa pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade da mão de obra na Sistemática de Trabalho do setor produtivo da Indústria Metal-Mecânica na Região do Cariri. Caracterizou-se como de campo, do tipo exploratório com abordagem qualiquantitativa, cujo cenário foram 14 indústrias metal-mecânicas da Região do Cariri, com amostra intencional, partindo do critério de acessibilidade. Não houve abordagem com colaboradores, visto que optou-se pela observação da sistemática de trabalho, favorecendo a comparação dos dados obtidos com as entrevistas com os gestores. Os dados obtidos foram interpretados a partir da análise do discurso do sujeito coletivo para a apreensão da realidade investigada (Lefèvre; Lefèvre, 2000). A pesquisa respeitou os preceitos éticos da resolução 466/12. Obteve-se como resultado que a falta de mão de obra qualificada, a falta de conhecimento do processo e a falta do uso regular do EPI – Equipamentos de Proteção Individual, podem interferir na qualidade do produto, onde poderá ter efeito negativo diretamente na aceitação do produto no mercado, sendo que, dependendo dos custos de qualidade, o preço pode aumentar e afetar na aceitação deste, que, segundo os entrevistados, sua aceitação é ligada diretamente a preço e qualidade.

 


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gleidson Leite de Abreu, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO


Graduado em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO-gleidsonleite@hotmail.com

Alyne Leite de Oliveira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO


Hudson Josino Viana, Faculdade Vale do Salgado/FVS


[3]Especialista em controladoria e auditoria, professor de Marketing da Faculdade Vale do Salgado/FVS e coordenador do curso técnico em Administração da Escola Profissional Francisca de Albuquerque Moura/EPFAM-hudson.josino@gmail.com

Antonio Raniel Silva Lima, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

4Professor da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Vale do Salgado/FVS e do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO, Mestrando em Administração de Empresas (UNIFOR) - raniel@leaosampaio.edu.br

Maria Patrícia de Alencar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

Graduada em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

References

AILDEFONSO, E. C. Gestão da qualidade. 2006. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2015.

BURNIER, José Roberto. GONÇALVES, Antonio. Dificuldade de encontrar mão de obra qualificada afeta economia brasileira. G1. Jornal Nacional. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/08/dificuldade-de-encontrar-mao-de-obra-qualificada-afeta-economia-brasileira.html>. Acesso em: 29 out. 2015.

Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução n o 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012 [citado 2014 Mar 11]. Disponível em:

<http://www.conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html>. Acesso em: 17 out. 2015.

COSTA, Everton Francisco; NASCIMENTO, Renato Nunes do; PEREIRA, Fernando da Silva. Gestão da Qualidade: A Qualidade como fator de Competitividade e Satisfação do Cliente. Disponível em: <http://www.senaispeditora.com.br/media/tcc/RENATO_NUNES_DO_NASCIMENTO.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2015.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos Quantitativos e Qualitativos: Um resgate teórico. Revista interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13, Sem II. 2008. ISSN1980-7031. Disponível em:

<http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodos_quantitativos_e_qualitativos_um_resgate_teorico.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.

ESPINOZA, Francine da Silveira; HIRANO, Adriana Shizue. As Dimensões de Avaliação dos Atributos Importantes na Compra de Condicionadores de Ar: um Estudo Aplicado. 2003. Revista de Administração Contemporânea/RAC. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rac/v7n4/v7n4a06.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.

GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da Produção e Operações. 8ª ed. Cengage Learning, 2002.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C; TEIXEIRA, J. J. V. O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.

LÜDKE. M; ANDRÉ. M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. 2ª ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2013.

MARCONI, M. de A. & LAKATOS, E. V. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4ª ed amp. e rev. São Paulo: Atlas, 1999.

MARTINS, R. A.; COSTA NETO, P.L.O. Indicadores de Desempenho para a Gestão pela Qualidade Total: Uma Proposta de Sistematização. Gestão & Produção v.5, n.3, p. 298-311, dez. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v5n3/a10v5n3.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.

MARTINS, Petrônio G.; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção. 2ª ed.rev.,aum. e atual – São Paulo: Saraiva, 2005.

MINAYO, M. C. de S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Caderno de Saúde Pública. Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993.

NUNES; NÓBREGA-THERRIEN; FARIAS (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2011.

OLIVEIRA, Otávio J. Curso Básico de Gestão da Qualidade. – São Paulo: Cengage Learning, 2014.

PALADINI, Edson Pacheco; CARVALHO, Marly Monteiro de. Gestão da Qualidade – Teoria e Casos. 2ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO,2012.

PORTAL DA LEGISLAÇÃO. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/codigos-1>. Acesso em: 09 nov. 2015.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 3ª ed. rev. e ampl., 1999.

SEBRAE. A Importância da mão de Obra Qualificada. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/A-import%C3%A2ncia-da-m%C3%A3o-de-obra-qualificada>. Acesso em: 08 nov. 2015.

SILVA, Luan Carlos Santos; KOVALESKI, João Luiz; GAIS, Silvia. Gestão da qualidade do produto no processo de produção industrial: um estudo de caso em uma indústria de bebidas. Revista de Engenharia e Tecnologia. Disponível em: <http://www.revistaret.com.br/ojs-2.2.3/index.php/ret/article/viewFile/98/138>. Acesso em: 08 nov. 2015.

SILVA, Sónia; SARAIVA, Margarida. Gestão da Qualidade como diferencial competitivo na Satisfação e Fidelização de clientes. Disponível em: <https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/5430/1/A%20Gest%C3%A3o%20da%20Qualidade%20como%20diferencial%20competitivo%20na%20Satisfa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Fideliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20clientes_Silva.Saraiva.pdf> . Acesso em: 08 nov. 2015.

SOUZA, Beatriz. Os efeitos para a indústria da pouca mão de obra qualificada. 2013. Revista Exame.com. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/economia/noticias/os-piores-efeitos-da-falta-de-mao-de-obra-qualificada>. Acesso em: 10 nov. 2015.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2018-07-29

Issue

Section

Artigos