O Uso dos Jogos no Ensino da Matemática

Autores

  • Marcelo Lopes Leão Barros Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - Facusc
  • Clenilson Panta Angelim Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - Facusc

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1004

Palavras-chave:

Educação. Matemática. Jogos

Resumo

Esse artigo tem como objetividade difundir o jogo matemático como uma das principais alternativa para tornar o ensino da matemática mais dignificante e acolhedor, aumentando assim a motivação e o despertar do discente pela Matemática. O uso do jogo traz um aprendizado com grandes perspectivas no desenvolvimento da capacidade mental e intelectual do discente tornando gratificante, satisfatório e significativo o ensino da matemática, promovendo assim o cálculo mental, indução pela a busca de estratégias, dominar o uso das operações fundamentais, o construtivismo dos conceitos e o aperfeiçoamento do raciocínio lógico. Além de desenvolver o gosto e o prazer pela a matemática.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lopes Leão Barros, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - Facusc


 


Referências

BARTLLORI, Jorge. Jogos para treinar o cérebro. Tradução de Fina Iñiguez. São Paulo: Madras, 2006.

BORIN, Júlia. Jogos e resolução de problema: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME – USP, 1996

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FERRAREZI, Luciana Aparecida. Criando novos tabuleiros para o jogo Tri-Hex e sua validação didático-pedagógica na formação continuada de professores de Matemática: uma contribuição para a Geometria das séries finais do Ensino Fundamental. UNESP – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005. Dissertação de Mestrado. Orientador: Laurizete Ferragut Passos.

GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; TIMM, Ursula Tatiana. Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula. Retirado em 15 de maio de 2007, às 20h e 55 min do site

http://paginas.terra.com.br/educacao/calculu/artigos/professores/utilizandojogos.htm

LIMA, Elvira Cristina de Souza. Algumas questões sobre o desenvolvimento do ser humano e a aquisição de conhecimentos na escola. In: PARANÁ, Governo do Estado do. Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná: versão eletrônica. 3ª edição. 2003. Retirado em 13 de julho de 2007 às 13:00 do site

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/institucional/def/pdf/curriculo_basico_escola_pub_pr.pdf

MARANGON, Cristiane. Um jogo para treinar o cálculo mental. Revista Nova Escola, São Paulo: Editora Abril S.A., edição 177, p. 58-59, nov. 2004.

TAHAN, Malba. Didática da Matemática. Vol. 1 e 2. São Paulo: Saraiva Livreiros Editoriais. 1965.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Comment