Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic Review

Autores

  • Pedro Walisson Gomes Feitosa Universidade Federal do Cariri
  • Lorena Magalhães de Macedo Universidade Federal do Cariri
  • João Heitor Basílio de Medeiros Universidade Federal do Cariri
  • Ana Glace Magalhães de Macedo Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
  • Lucas Lima da Silva Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ
  • Jolouise Ramos Correia Universidade Federal do Cariri
  • Rian Brito Teles Hospital Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3473

Palavras-chave:

Dificuldade de aprendizagem, psicopedagogo, assistência pedagógica

Resumo

Resumo:Este artigo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura quanto à abordagem da dificuldade de aprendizagem no contexto escolar pelo profissional psicopedagogo. Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados eletrônicos da Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) seguindo os itens de Diretrizes para Revisões Sistemáticas e Metanálises (PRISMA). Foram aplicadas as palavras-chave: "Psicopedagogia" ; "Escola" ; "Aprendizagem". A revisão selecionou artigos publicados entre janeiro de 2009 e dezembro de 2018. Após triagem, 11 artigos foram incluídos para esta síntese qualitativa. Denotamos que a socialização dos conhecimentos é realizada de forma desigual e contraditória, uma vez que vivemos em uma sociedade de classes, que privilegia o individual e a propriedade privada, e assim favorece aqueles que têm capital para adquirir o conhecimento cultural produzido pela humanidade. Sendo assim, compreende-se que o profissional da educação deve desenvolver metodologias que priorizem a subjetividade de cada indivíduo, evidenciando a necessidade da assistência psicopedagógica permeando todo o processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem; psicopedagogo; assistência pedagógica.

Abstract: This article aimed to carry out a systematic review of the literature regarding the approach to learning difficulties in the school context by the psychopedagogist professional. A systematic search was carried out in the electronic databases of Scielo and the Virtual Health Library (VHL) following the items of the Guidelines for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA). The keywords were applied: "Psicopedagogia"; "Escola" ; "Aprendizagem". The review selected articles published between January 2009 and December 2018. After screening, 11 articles were included for this qualitative synthesis. We denote that the socialization of knowledge is carried out in an unequal and contradictory way, since we live in a class society, which privileges the individual and private property, and thus favors those who have capital to acquire the cultural knowledge produced by humanity. Therefore, it is understood that the education professional must develop methodologies that prioritize the subjectivity of each individual, evidencing the need for psychopedagogical assistance permeating the entire teaching-learning process.

Keywords: Learning difficulties; psychopedagogue; pedagogical assistance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Walisson Gomes Feitosa, Universidade Federal do Cariri

1 Acadêmico de Medicina pela Universidade Federal do Cariri. gomesfeitosa.walisson@outlook.com;

Lorena Magalhães de Macedo, Universidade Federal do Cariri

2 Acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Cariri; lorena.macedo@aluno.ufca.edu.br;

João Heitor Basílio de Medeiros, Universidade Federal do Cariri

3 Acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Cariri; heitor.medeiros@aluno.ufca.edu.br

Ana Glace Magalhães de Macedo, Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

4 Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. anaglauce@hotmial.com;

Lucas Lima da Silva, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ

5 Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte - ESTÁCIO FMJ.

Jolouise Ramos Correia, Universidade Federal do Cariri

6  Acadêmica de medicina na Universidade Federal do Cariri. jolouise.Correia@aluno.UFCA.Edu.br;

Rian Brito Teles, Hospital Regional do Cariri

7 Médico residente em clínica médica no Hospital Regional do Cariri. rianteles@hotmail.com.

Referências

ANDRADE, Márcia Siqueira de; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. Caracterização do perfil de clientela de clínica-escola de psicopedagogia. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 31, n. 95, p. 101-108, 2014 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862014000200003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2020.

CAMPOS, Caroline de Carvalho Pereira de; SILVA, Fernanda Caroline Pinto da; CIASCA, Sylvia Maria. Expectativa de profissionais da saúde e de psicopedagogos sobre aprendizagem e inclusão escolar de indivíduos com transtorno do espectro autista. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 35, n. 106, p. 3-13, 2018 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862018000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2020.

CASTRO, Nitiren Queiroz; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. Autoria entre muros e grades: um olhar psicopedagógico sobre o ensino/aprendizagem de dança na Fundação CASA. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 30, n. 92, p. 129-141, 2013 .

GRUNIN, Julián. A escrita no tratamento psicopedagógico: produção simbólica e processo de identificação. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte , v. 20, n. 1, p. 177-197, 2014 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682014000100011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2020. http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2014v20n1p177.

KLUMPP, Carolina Ferreira Barros; BARONE, Leda Maria Codeço; ANDRADE, Márcia Siqueira de. Relação simbiótica patológica entre mãe-filho e o processo de aprendizagem. Ciênc. cogn ; 22(1): 93-101, jun. 2017. Disponível em <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1353>. Acessos em 21 maio 2020.

LIDOINO, Andreia Cristina Pontarolo; SANTOS, Ismael Pereira dos; SIGNOR, Fernanda Silva; FERREIRA, Kellen Patrícia; BRAGA, Lilian Nayara; ALVES, Braga e Anderson Ortiz. Alfabetização

e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização. Id

on Line Rev.Mult. Psic., Julho/2021, vol.15, n.56, p. 121-136. ISSN: 1981-1179

OLIVEIRA, Andréia Camila de; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR EM RELAÇÃO A CONFLITOS PERCEBIDOS ENTRE OS ALUNOS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. J. Phys. Educ., Maringá , v. 29, e2950, 2018 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-24552018000100159&lng=en&nrm=iso>. access on 21 May 2020. Epub Apr 01, 2019. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2950.

PEDRO-SILVA, Nelson; PRADO, Camilla Mendes; MORENO, Camila Rippi. INTERVENÇÃO COM ADOLESCENTES À LUZ DA PSICOPEDAGOGIA ÉTICO-CONSTRUTIVISTA. Psicol. rev. (Belo Horizonte), Belo Horizonte , v. 23, n. 1, p. 42-65, jan. 2017 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682017000100004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2020. http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p42-65.

POTTKER, Caroline Andrea; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. Professor-psicopedagogo: o que este profissional faz na escola. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 18, n. 2, p. 219-227, Aug. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200219&lng=en&nrm=iso>. access on 21 May 2020. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182735.

SAAD, Maytê Aché. A orientação psicopedagógica à mãe e articulações com a aprendizagem de seu filho: enfoque sobre mitos, estilos cognitivo-afetivos e contribuições da arteterapia. Constr. psicopedag., São Paulo , v. 20, n. 21, p. 48-65, 2012 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542012000200004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2020.

SCOZ, Beatriz Judith Lima; LUCCHINI, Deborah Regina Motta R.. Alunos com dificuldades na escrita: produção de sentidos subjetivos na oficina de palavras. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 27, n. 82, p. 68-77, 2010 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000100008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2020.

TRAVI, Marilene Gonzaga Gomes; OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de; SANTOS, Geraldine Alves dos. A escola contemporânea diante do fracasso escolar. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 26, n. 81, p. 425-434, 2009 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862009000300010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão