Narrativas, Influências e Experiências: uma breve análise das reflexões de Pierre Bourdieu / Narratives, Influences and Experiences: a brief analysis of Pierre Bourdieu's reflections
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3186Keywords:
Influências, Experiências, Pierre BourdieuAbstract
Resumo: Esse artigo traz reflexões sobre como a tríade (habitus, campo e capital) de Bourdieu pode explicar o conjunto de parâmetros que norteiam o comportamento das pessoas. Percorre ainda a ideia de que as influencias, narrativas e alienações são geradas a partir de conhecimentos tradicionais e científicos e de interpretação de quem lê e se apropria dessas narrativas, e que pode dar início (ou continuidade) a uma crise cultural ou de autonomia nos sujeitos de uma maneira geral. Encerra falando de alienação e limites que são gerados a partir desses fatores, sugerindo que o mundo ideal é aquele onde as pessoas possam ser autônomas no seu pensamento, agir preservando o equilíbrio dos sujeitos e que a linguagem livre seja o vetor dessa troca de vivências.
Downloads
References
BORDIEU, Pierre: Razões e práticas: sobre a teoria de Ação. Tradução. Mariza Correia. Campinas, São Paulo. 1996;2008. 9 ª ed.
BZUNECK, José. A.. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: E. BORUCHOVITCH & J. BZUNECK;. (Org.). A motivação do aluno: contribuições da Psicologia contemporânea. 3 ed. Petrópolis RJ: Editora Vozes, 2004.
CARDOSO FILHO, Juracy do Amor. Música (In) Visível: Pessoas e Sonoridades Excluídas. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Escola de Música, 2020. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/33270/1/M%C3%BAsica%20%28in%29%20vis%C3%ADvel%20Pessoas%20e%20sonoridades%20exclu%C3%ADdas%20-%20tese.pdf. Acesso em 15/07/2021.
GASPARETTO JUNIOR, Antônio. Pierre Bourdieu. www.infoescola.com/biografias/. Disponível em https://www.infoescola.com/biografias/pierre-bourdieu/. Acesso em 15/07/2021.
OLSCHOWSKY, Agnes. CHAVES, Enaura Helena Brandão. A realização, a afiliação e o poder: em qual destes três fatores está calcada a motivação dos enfermeiros em um hospital de ensino? R. gaúcha Enferm., Porto Alegre, v.l8, n.l, p.9-16, jan. 1997. ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447. Disponível em https://seer.ufrgs.br/ RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/4125/42834. Acesso em 15/07/2021.
PERAITA, Carmen Segura. Experiencia, Mundo, Lenguaje. Alpha: Revista de Artes, Letras y Filosofía. 2019. Disponível em https://revistaalpha.com /index.php/alpha/article/view/613/612. DOI: https://doi.org/10.32735/S0718-22012019 00048613. Acesso em 15/07/2021.
SILVA, Maria Laura Souza. BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Conhecimento tradicional como instrumento para dinamização do currículo e ensino de ciências. Revista Gaia Scientia ISSN 1981-1268, 2018. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs/index. php/gaia/article/download/38710/22140/108030. Acesso em 14/07/2021.
SOARES, Vanusa Bezerra dos Santos. QUEIROZ, Luiz Alberto Benevides de. CAFFÉ FILHO, Hesler Piedade. A Importância do Fator Motivacional no Trabalho. 2016. Revista Id on Line (ISSN: 1981-1179). DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i1.381. Disponível em https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/381/525. Acesso em 16/07/2021.
SOUZA, Rafael Benedito de. Formas de pensar a sociedade: o conceito de habitus, campos e violência simbólica em Bourdieu. Revista Ars Histórica, ISSN 2178-244X, nº 7, Jan./Jun., 2014, p. 139-151. | www.historia.ufrj.br/~ars/. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4766705.pdf. Acesso em 13/07/2021.
Rogers S, Ludington J, Graham S. Motivation & learning: a teacher’s guide to building excitement for learning & igniting the drive for quality. 3a ed. Evergreen: Peak Learning Systems, 1997.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.