Desafios Pedagógicos e Emocionais do Professor Frente à Pandemia da Covid-19 / Pedagogical and Emotional Challenges for theTeacher Facing the Covid-19 Pandemic
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3151Keywords:
Desafios pedagógicos, Pandemia Covid-19, Rotina pedagógicaAbstract
Resumo: Em face à pandemia da Covid-19, a educação precisou reestruturar suas ações pedagógicas para continuar sua missão social, agora sobre o contexto de mediação online. Na linha de frente dessa reorganização está o professor, que abruptamente precisou se reinventar didaticamente e metodologicamente através da utilização de novas tecnologias como ferramenta de aporte. Esse novo formato educacional tem ocasionado ao professor diversos desafios. Dentre eles: desenvolver versatilidade tecnológica, transição entre o físico e o online; a variabilidade de condições de acesso à internet por parte dos alunos; apoio das famílias para manter a rotina pedagógica do educando, dentre outros. Esses desafios tem levado muitos professores à situação de tecnoestresse, ansiedade, depressão e outros fatores de desregulação emocional. Assim, esse artigo trata sobre os desafios mais recorrentes que o educador enfrenta mediante o período de pandemia e elucida a importância por parte dos profissionais da educação sobre o autoconhecimento e autocuidado para o pleno gerenciamento das suas competências socioemocionais.
Downloads
References
ARAÚJO, F.J.O et al. Impactof Sars-Cov-2 and its Reverberation in Global HigherEducationand Mental Health. PsychiatryResearch, V. 288, P. 112977, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7152919/. Acesso em: 06 de julho de 2021.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html?gclid=CjwKCAjwoZWHBhBgEiwAiMN66UBaB YBFzjRoUaUjnO4CQ6slkEKDyS3MQB0aN9YacUUy_3SXERj40hoCOZAQAvD_BwE. Acesso em 07 de julho de 2021.
MIGUEL, L.O.S.; BRAGA, E.R.M. A importância da família no processo de aprendizagem, visando ao sucesso escolar. 2015. Disponível em http:// www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em 10 de setembro de 2016.
MOREIRA, D. Z.; RODRIGUES, M. B. “Saúde mental e trabalho docente”. Estudos de Psicologia, vol. 23, n. 3, 2018.
NOVA ESCOLA. Disponível em: https://novaescola.org.br/subhome/177/saude-emocional. Acesso em: 06 de julho de 2021.
_______________. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19401/ansiedade-medo-e-exaustao-como-a-quarentena-esta-abalando-a-saude-mental-dos-educadores Acesso em 07 de julho de 2021
NÚCLEO DO CONHECIMENTO. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/economicos-e-juridicos. Acesso em: 06 de julho de 2021.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e técnicas.4ª edição.rev, atual. e ampl. -São Paulo: Atlas, 2017.
RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emília. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2016, p. 09-98.
SILVA, A. F., Estrela, F., Lima, N. S., Abreu, C. T. D. A. (2020). Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 30 (e300216), 1-4. Acesso em 06 de julho de 2021 em https://scielosp.org/pdf/physis/2020.v30n2/e300216/pthttps://lunetas.com.br/saude-mental-dos-professores-na-pandemia/
TOSTES, M. V. et al. “Sofrimento mental de professores do ensino público”. Saúde em Debate, vol. 42, n. 116, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.