Qualidade de Vida no Trabalho dos Analistas de Crédito Bancário em Vitória da Conquista/BA
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1453Keywords:
Analistas, Qualidade de vida, Trabalho.Abstract
A categoria bancária tem sido alvo das mudanças decorrentes da reestruturação dos processos de trabalho e das mudanças nos modelos de gestão que foram aplicadas de forma mais abrangente. Desta forma, o ambiente de trabalho frequentemente apresenta situações geradoras de estresse, em que o indivíduo avalia as exigências do ambiente como uma sobrecarga e podendo afetar o seu bem-estar psicológico e físico. O objetivo geral do estudo é avaliar a qualidade de vida no trabalho dos analistas de crédito bancário e os objetivos específicos são: Traçar o perfil socioeconômico e sociodemográfico da população estudada; Identificar os principais sintomas referentes ao estresse no ambiente de trabalho; avaliar a qualidade de vida dos analistas de crédito; verificar quais atividades os participantes da pesquisa realizam fora do trabalho. A metodologia caracteriza - se como descritiva e exploratória. Essa pesquisa foi realizada com analistas de crédito bancário da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Utilizou-se o questionário validado Medical Outcomes Study 36 – Item Short – Form Health Survey para testar a qualidade de vida, além de uma ficha de perfil do participante e uma entrevista relacionada à sua rotina fora do ambiente de trabalho. Os resultados deste trabalho contribuem de forma positiva e construtiva para o tema da qualidade de vida, pois quantifica as suspeitas e cria perfis no que diz respeito ao estresse e a sua relação com a rotina de trabalho. Conclui-se que a limitação por aspectos físicos e a dor são os elementos que mais agravam a qualidade de vida no trabalho da amostra, o que aponta para a necessidade de propor estratégias de enfrentamento e a melhora no ambiente de trabalho como a diminuição dos fatores estressores.
Downloads
References
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas; O Novo Papel dos Recursos Humanos na Organização. RJ: Elsevier, 2014.
FEBRABAN. Relatório Anual 2009. Federação Brasileira de Bancos, 2009.
FEBRABAN. Lista de Bancos: Classificação. Disponível em: <http://www.buscabanco.org.br/ AgenciasBancos.asp>. Acesso em: 27 MAI. 2018.
FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Botafogo,RJ: Nova Fronteira S.A., 2012.
FERNANDES, Eda Conte. Qualidade de Vida no Trabalho. Salvador: Casa da Qualidade, 2013.
FRANÇA, A. C. L.; RODRIGUES, A. L. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2012
LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT: Conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. – 3. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012.
MATSUDO S, et al. Nível de atividade física na população do Estado de São Paulo: uma análise de acordo com o gênero, idade, nível socioeconômico, distribuição geográfica e de conhecimento. Rev Bras Ciênc Mov. 2012 Out;10(4):41- 50.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas S.A., 2010.
NETTO, Talita Gava. Análise da Qualidade de Vida no trabalho dos funcionários do setor logístico em uma empresa de transportes no município de Criciúma/SC. 2010. 72 folhas. Monografia do Curso de Administração com linha específica em Comércio Exterior, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma.
PIAZI, M. D. Estresse no trabalho e lesões por esforços repetitivos (LER) em servidores públicos de uma Universidade no Estado do Rio de Janeiro: Estudo Pró-Saúde. 71f. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Qualidade de vida. 2015.
RIBEIRO, A. de L. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2010.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11. Ed. São Paulo: Afiliada, 2010.
RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho. Qualidade de Vida no Trabalho. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VIEIRA, Adriane. A qualidade de vida no trabalho e o controle da qualidade total. Florianópolis: Insular, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.