O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantil

Authors

  • Maria Cristina Delmondes Nascimento Universidade Hispano Guarani - PY

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1155

Keywords:

Aprendizagem, Brincadeira, Desenvolvimento infantil

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir um relato de experiências sobre as contribuições da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Mais especificamente relatar a experiência do projeto Meu brinquedo, minha história, levado a cabo na escola doutor Francisco de Alencar Lima em Araripina, estado de Pernambuco. Desta forma, é inicialmente feita uma discussão sobre o brinquedo e o brincar e, como esta estratégia é tratada na literatura, como uma ferramenta capaz de estimular o desenvolvimento infantil e implicar em maior facilitação da aprendizagem escolar. Concluiu-se que a utilização da brincadeira e de elementos lúdicos do universo das crianças como um recurso escolar, implica em maior  motivação, o que torna a aprendizagem mais atraente. Entretanto, sem a capacitação dos educadores envolvidos e, disponibilização dos recursos pela escola, pode acontecer maior dificuldade na implementação de tais ações educativas.

 

 

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Author Biography

Maria Cristina Delmondes Nascimento, Universidade Hispano Guarani - PY

Doutora em Educação pela Universidade Hispano Guarani - PY; Mestre em Ciências da Educação; Especialização em Politicas Públicas e Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina - FAFOPA; Especialização em Educação Ambiental - FAFOPA; Especialização em Gestão Escolar pela instituição Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias; Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco; Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí; Graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias de Araripna; Coordenadora Pedagógica; Professor do departamento pedagógico do Instituto Educacional Ruymar Gomes, professora Efetiva da rede municipal de ensino (ARARIPINA).

E-mail: cristina_delmondes@hotmail.com.

 

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Published

2018-05-30

How to Cite

Nascimento, M. C. D. (2018). O brinquedo educativo enquanto estratégia de desenvolvimento infantil. ID on Line. Revista De Psicologia, 12(40), 752–763. https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1155

Issue

Section

Relato de Caso