Metodologias Ativas na Disciplina Ética Médica: Promoção da Autonomia e Prevenção do Erro Médico

Autores

  • Maria Teresa de Vasconcelos Sobral Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Universidade Federal de Campina Grande
  • Eitan Naamam Berezim Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • Maria Carmem Batista de Alencar Universidade Federal de Campina Grande
  • Francileuda Batista de Almeida Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v11i36.768

Palavras-chave:

Ensino, Ética Médica, Educação Médica, Metodologias Ativas

Resumo

A metodologia ativa proporciona a aprendizagem a partir do desenvolvimento da autonomia do sujeito, a partir das mudanças metodológicas o docente, focado na problematização, como facilitador de aprendizagem, passa a tornar-se coadjuvante no processo educacional, estimulando a autonomia do sujeito-aluno. Tais perspectivas ancoram-se no princípio teórico significativo na autonomia explícita por Paulo Freire. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados, objetivando analisar os índices de erros médicos, bem como, rever as atuais metodologias de ensino empregadas da disciplina de ética médica e, assim, sugerir implementação da estrutura de ensino da disciplina de ética médica baseando-se no código de ética e na legislação médica nos cursos de medicina do país.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Teresa de Vasconcelos Sobral, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

 

Eitan Naamam Berezim, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

 

Francileuda Batista de Almeida, Faculdade Santa Maria de Cajazeiras


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Publicado

2017-07-30

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