Autorregulação de Aprendizagem no Ensino Superior: Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v19i78.4281Palavras-chave:
Abordagens, Educação, Ensino superior, Levantamento bibliográficoResumo
O objetivo desta pesquisa é fazer um levantamento na literatura científica sobre práticas de autorregulação de aprendizagem (ARA) no ensino superior. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica do tipo sistemática, por meio de artigos publicados na última década. Como banco de dados, utilizou-se o Periódico Capes, seguindo critérios de inclusão e exclusão previamente definidos, sendo incluídos artigos revisados por pares; recursos on-line; publicados em qualquer idioma; no espaço temporal compreendido entre 2013 e 2023; e com abordagens práticas de autorregulação de aprendizagem no ensino superior. O método utilizado permitiu selecionar, avaliar, triar e incluir os resultados de forma criteriosa, sendo encontrados 13 artigos. Após a triagem, seis artigos foram recuperados para compor a discussão desta revisão sistemática. O presente estudo evidenciou que a ARA é abordada em diversas áreas do conhecimento e visa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na graduação, propiciando assim uma visão geral do tema nos últimos dez anos. Essa visão ainda é incipiente para fundamentar o desenvolvimento da ARA em estudantes, durante o ensino superior, reforçando o estímulo à investigação e ao interesse sobre a prática, que pode exercer efeito transformador no referido nível educacional.
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