Educação para a Sustentabilidade no Campo: Um Estudo sobre Práticas Pedagógicas e Preservação Ambiental nas Comunidades Rurais

Autores

  • Erisvaldo Pereira Cavalcante Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4133

Palavras-chave:

Educação no campo, Sustentabilidade , Preservação ambiental, Práticas sustentáveis

Resumo

Este trabalho aborda a temática da educação do campo, com ênfase na integração do conceito de desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais. O objetivo principal da pesquisa é analisar como o tema do desenvolvimento sustentável pode ser incorporado de forma eficaz nas práticas pedagógicas das escolas do campo, considerando as especificidades das comunidades rurais brasileiras. A pesquisa é de caráter bibliográfico, com base em obras e estudos relevantes da área da educação do campo e sustentabilidade, como as de autores como Caldart (2009, 2012), Arroyo e Fernandes (1999), Figueiredo (2010), e outros que discutem a importância de uma educação contextualizada e transformadora, voltada para a realidade local e global. O desenvolvimento sustentável, dentro do contexto das escolas do campo, é entendido como um conceito dinâmico, que deve ser constantemente discutido e adaptado à realidade rural, considerando as condições sociais, econômicas e ambientais das comunidades.

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Biografia do Autor

Erisvaldo Pereira Cavalcante, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Formação em Licenciatura Plena em Geografia. Bacharelado em Farmácia. MBA em Farmácia. Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). 

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Publicado

2024-12-30

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