Educação para a Sustentabilidade no Campo: Um Estudo sobre Práticas Pedagógicas e Preservação Ambiental nas Comunidades Rurais
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4133Palavras-chave:
Educação no campo, Sustentabilidade , Preservação ambiental, Práticas sustentáveisResumo
Este trabalho aborda a temática da educação do campo, com ênfase na integração do conceito de desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais. O objetivo principal da pesquisa é analisar como o tema do desenvolvimento sustentável pode ser incorporado de forma eficaz nas práticas pedagógicas das escolas do campo, considerando as especificidades das comunidades rurais brasileiras. A pesquisa é de caráter bibliográfico, com base em obras e estudos relevantes da área da educação do campo e sustentabilidade, como as de autores como Caldart (2009, 2012), Arroyo e Fernandes (1999), Figueiredo (2010), e outros que discutem a importância de uma educação contextualizada e transformadora, voltada para a realidade local e global. O desenvolvimento sustentável, dentro do contexto das escolas do campo, é entendido como um conceito dinâmico, que deve ser constantemente discutido e adaptado à realidade rural, considerando as condições sociais, econômicas e ambientais das comunidades.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G.; Bernardo Mançano Fernandes. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 1999. Col. Por uma Educação Básica do Campo, n. 2.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conceitos de educação ambiental. Brasília/DF: MMA,2016. Disponível em: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental. Acesso em: 06 dez. 2024.
CALDART, Roseli S.; STEDILE, Miguel E.; DAROS, Diana. [Orgs.].Caminhos para transformação da Escola 2: Agricultura camponesa, educação politécnica e escolas do campo. Expressão Popular, 2015.
CALDART, R. S. (2012). Educação do Campo. In Caldart, R. S. Pereira, I. B. Alentejano, P., &Frigotto,G. Dicionário da Educação do Campo(pp. 257-264). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio, Expressão popular.
CALDART, R. S (2009). Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In Arroyo, M. G. Caldart, R. S.,& M. C. Molina, (Orgs.). Por uma educação do campo(pp. 148-158). Petrópolis, RJ: Vozes.
DIAS, G. F. (2018). Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. (2aed.). São Paulo: Gaia
FERNANDES, B. M. MOLINA, M. C. O Campo da Educação do Campo. In: Por Uma Educação do Campo – Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2004. (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº. 5) p. 53-89.
FIGUEIREDO, M. Mares. A Escola do Campo e o Ensino para a Sustentabilidade e na
Sustentabilidade. In: Eixo III; Educação e Sustentabilidade – Especialização Lato Sensu de Educação do Campo. Montes Claros: Unimontes, 2010, p.113 a 126.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
LEITE, S.C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.
LIMA, N. L. G. A educação de jovens e adultos do campo e a permanência escolar: o caso do Assentamento . 25 de Maio, Madalena, Ceará. . 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
MUNARIM, Antônio; BELTRAME, Sônia; CONTE, Soraya Franzoni; PEIXER, Zilma Isabel (Org.). Educação do Campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010.
OLIVEIRA, A. L., Obara, A.T. & RODRIGUES, M. A. (2007). Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciencias, (online)6 471-491. Recuperado de http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART1_Vol6_N3.pdf.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 6ª reimpr. da 2. ed. de 2009. São Paulo: Brasiliense, 2014.
RIBEIRO, M. Educação rural. In: CALDART, R. S. et al. (Org.). Dicionário da educação do campo Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.
PENTEADO, Heloísa D. Meio ambiente e formação de professores. 4ed. São Paulo, Cortez: 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erisvaldo Pereira Cavalcante
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.