A Importância da Educação Física inserida no contexto do Ensino Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4131Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Infantil, DesenvolvimentoResumo
A educação física no ensino infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças, promovendo aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais. Nesse estágio da vida, as atividades físicas são essenciais não apenas para a promoção da saúde, mas também para a construção das habilidades motoras. A presente pesquisa tem como objetivo explorar a importância da educação física no contexto do ensino infantil, por meio de uma análise de como essa disciplina pode ser integrada de maneira eficaz no ambiente escolar e quais benefícios ela oferece para o desenvolvimento das crianças. Por meio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, a criança aprende a lidar com seu corpo, explorando movimentos, além de desenvolver a consciência corporal. O artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, sendo estruturada uma análise de revisões bibliográficas que abordam o lúdico na educação física como ferramenta de desenvolvimento da aprendizagem, da motricidade ampla e fina das crianças. A pesquisa também examina os benefícios da inserção das atividades físicas no ensino infantil, como forma de auxiliar no crescimento integral dos estudantes. O entendimento sobre a educação física na infância é primordial para que sejam desenvolvidas mais políticas públicas eficazes para essa área, assim como um melhor desenvolvimento das práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
BARROS, E. L. M. A formação do professor na perspectiva da Psicologia Escolar. In: COSTA, A. S. (Org.) Psicologia e educação: abordagens e práticas. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.
BARBOSA, A. F. Educação física na infância: fundamentos e práticas pedagógicas. 2. ed. São Paulo: Editora X, 2007.
FERREIRA, J. de S. O papel do educador na construção do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 3, p. 77, 2006.
GALLAHUE, David L.; OZMUN, Jean C. Desenvolvimento motor: fundamentos e aplicações. 6. ed. São Paulo: Editora Pioneira, 2006.
KUNZ, P. (2003). Educação Física e Interdisciplinaridade: Práticas Pedagógicas e Teorias de Ensino. São Paulo: Editora da Universidade.
MAZZOTA, M. J. Educação Física e desenvolvimento infantil. In: SILVA, J. R. (Org.). Fundamentos da Educação Física escolar. 2. ed. São Paulo: Editora ABC, 2004.
MORAN, José Miguel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Editora Vozes, 2000.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Diretrizes mundiais sobre atividade física para a saúde. Genebra: OMS, 2010. Disponível em: https://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_physical_activity/en/. Acesso em: 03 nov. 2024.
SILVA, A. G. da. O papel da educação na construção de identidades sociais. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 2, p. 46, 2013.
TEIXEIRA, A. A escola e o ensino no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 8, n. 1, p. 26, 1953.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 3. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Auricleide da Silva, Maria Dara Souza Barros e Maricélia Félix Andrade Bringel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.