A Importância da Educação Física inserida no contexto do Ensino Infantil

Autores

  • Auricleide da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria Dara Souza Barros Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maricélia Félix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4131

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Infantil, Desenvolvimento

Resumo

A educação física no ensino infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças, promovendo aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais. Nesse estágio da vida, as atividades físicas são essenciais não apenas para a promoção da saúde, mas também para a construção das habilidades motoras. A presente pesquisa tem como objetivo explorar a importância da educação física no contexto do ensino infantil, por meio de uma análise de como essa disciplina pode ser integrada de maneira eficaz no ambiente escolar e quais benefícios ela oferece para o desenvolvimento das crianças. Por meio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, a criança aprende a lidar com seu corpo, explorando movimentos, além de desenvolver a consciência corporal. O artigo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, sendo estruturada uma análise de revisões bibliográficas que abordam o lúdico na educação física como ferramenta de desenvolvimento da aprendizagem, da motricidade ampla e fina das crianças. A pesquisa também examina os benefícios da inserção das atividades físicas no ensino infantil, como forma de auxiliar no crescimento integral dos estudantes. O entendimento sobre a educação física na infância é primordial para que sejam desenvolvidas mais políticas públicas eficazes para essa área, assim como um melhor desenvolvimento das práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Auricleide da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Maria Dara Souza Barros , Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Maricélia Félix Andrade Bringel , Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Referências

BARROS, E. L. M. A formação do professor na perspectiva da Psicologia Escolar. In: COSTA, A. S. (Org.) Psicologia e educação: abordagens e práticas. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.

BARBOSA, A. F. Educação física na infância: fundamentos e práticas pedagógicas. 2. ed. São Paulo: Editora X, 2007.

FERREIRA, J. de S. O papel do educador na construção do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 3, p. 77, 2006.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, Jean C. Desenvolvimento motor: fundamentos e aplicações. 6. ed. São Paulo: Editora Pioneira, 2006.

KUNZ, P. (2003). Educação Física e Interdisciplinaridade: Práticas Pedagógicas e Teorias de Ensino. São Paulo: Editora da Universidade.

MAZZOTA, M. J. Educação Física e desenvolvimento infantil. In: SILVA, J. R. (Org.). Fundamentos da Educação Física escolar. 2. ed. São Paulo: Editora ABC, 2004.

MORAN, José Miguel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Editora Vozes, 2000.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Diretrizes mundiais sobre atividade física para a saúde. Genebra: OMS, 2010. Disponível em: https://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_physical_activity/en/. Acesso em: 03 nov. 2024.

SILVA, A. G. da. O papel da educação na construção de identidades sociais. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 2, p. 46, 2013.

TEIXEIRA, A. A escola e o ensino no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 8, n. 1, p. 26, 1953.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 3. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2002.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão