Educação Inclusiva: Reflexão e Análise sobre os Desafios enfrentados por Docentes e Cuidadores Educacionais no exercício de suas funções

Autores

  • Maria Eugenia Rodrigues Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Debora Benicio Alves Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maricélia Félix Andrade Bringel Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4130

Palavras-chave:

Inclusão, Equidade, Desafios, Formações

Resumo

O presente estudo buscou analisar e refletir sobre a educação inclusiva, com o objetivo geral de compreender os desafios enfrentados pelos profissionais da educação, para que haja implementação da inclusão nas práticas das salas de aula, e até que ponto são necessárias medidas para que professores e cuidadores educacionais enfrentem os desafios diários no exercício de suas funções. Para tanto, foi necessário refletir como ocorre o processo de inclusão nas escolas, analisar os avanços que a educação inclusiva percorreu até chegar nos dias atuais e buscar o que instiga o surgimento desses desafios em sala de aula para realização dessa inclusão. A pesquisa é de natureza qualitativa e amparada em estudos bibliográficos. A educação inclusiva ainda tem muito a se desenvolver para que venha a existir na prática com equidade, sendo necessárias mais políticas públicas e formações de professores e cuidadores educacionais, para que se possa caminhar rumo a existência de uma educação inclusiva que respeite a diversidade e valorize as diferenças.

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Biografia do Autor

Maria Eugenia Rodrigues, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

 

Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Debora Benicio Alves Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Maricélia Félix Andrade Bringel, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão