Educação Inclusiva: Reflexão e Análise sobre os Desafios enfrentados por Docentes e Cuidadores Educacionais no exercício de suas funções
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v18i74.4130Palavras-chave:
Inclusão, Equidade, Desafios, FormaçõesResumo
O presente estudo buscou analisar e refletir sobre a educação inclusiva, com o objetivo geral de compreender os desafios enfrentados pelos profissionais da educação, para que haja implementação da inclusão nas práticas das salas de aula, e até que ponto são necessárias medidas para que professores e cuidadores educacionais enfrentem os desafios diários no exercício de suas funções. Para tanto, foi necessário refletir como ocorre o processo de inclusão nas escolas, analisar os avanços que a educação inclusiva percorreu até chegar nos dias atuais e buscar o que instiga o surgimento desses desafios em sala de aula para realização dessa inclusão. A pesquisa é de natureza qualitativa e amparada em estudos bibliográficos. A educação inclusiva ainda tem muito a se desenvolver para que venha a existir na prática com equidade, sendo necessárias mais políticas públicas e formações de professores e cuidadores educacionais, para que se possa caminhar rumo a existência de uma educação inclusiva que respeite a diversidade e valorize as diferenças.
Downloads
Referências
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. O Desafio das Diferenças nas Escolas. Boletim 21. MEC, 2006.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB – Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
CORREIA, Clacy Somenzi. O desafio da inclusão no ambiente escolar: um estudo no município de Londrina, PR. 45f. Monografia (Especialização em educação: métodos e técnicas de ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, medianeira, 2014. Disponível em https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20860/2/MD _EDUMTE_2014_2_18.pdf> Acesso em 07 de setembro de 2024.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. A disciplina e prática da pesquisa qualitativa; IN: O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. P .15-41.
GUEBERT, Mirian Célia Castellain. Inclusão: uma realidade em discussão. Curitiba, IBPEX, 2007.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4°edição. São Paulo. Atlas, 2002.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Construir a Escola das diferenças: caminhando nas pistas da inclusão. In: O Desafio das Diferenças nas Escolas. Boletim 21. MEC, 2006.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Summus, 2015.
UNESCO. Declaração de Salamanca e o Enquadramento da Ação – Necessidades Educativas Especiais. Adaptado pela Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, Salamanca. UNESCO (1994).
SOUSA, Priscila. (1 de dezembro de 2022). Inclusão – O que é, conceito e definição. Disponível em https://conceito.de/inclusao, Acesso em 20 de setembro de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Eugenia Rodrigues, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias Alves, Debora Benicio Alves Oliveira, Maricélia Félix Andrade Bringel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.